Estado já tem 36 municípios integrados ao SC Bem Mais Simples

O Programa SC Bem Mais Simples (SCBMS), uma política pública de simplificação do Governo do Estado, passa a contar com a integração de 36 municípios catarinenses. O anúncio foi feito na reunião do Comitê Gestor, realizada no final da tarde da última terça-feira, 5. Entre as últimas cidades que colocaram o sistema a rodar e já podem abrir ou fechar um negócio em apenas alguns cliques, bem como realizar outros processos administrativos, incluindo alvarás e licenciamentos, estão: Xanxerê, Tigrinhos, Itapoá, Cunha Porã, Maravilha, Nova Itaberaba, Faxinal dos Guedes, Barra Velha e Monte Castelo.

"O Governo de Santa Catarina, por meio de todos os órgãos e secretarias, tem feito uma grande força-tarefa no sentido de ampliar a implementação do SC Bem Mais Simples em todas as cidades do estado. O programa, é um grande propulsor do desenvolvimento no estado, que tem o objetivo de simplificar a abertura de novos negócios. As cidades implementadas tem um grande diferencial, tornando-se mais competitivas, gerando mais empregos e oportunidades para a população", disse o secretário da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDE), Luciano Buligon.

Para os municípios que aderem e passam a integrar o SCBMS, os quatro benefícios principais são: agilidade, simplicidade, eficiência e transparência, já que o sistema é totalmente integrado com os órgãos de licenciamento, o que permite a velocidade necessária para acelerar o empreendedorismo nos municípios. Além disto, o empreendedor tem em um único local a resposta rápida de todo seu processo de abertura de empresa.

"Mas os benefícios não param por aí. Sabemos que respostas rápidas e objetivas geram mais eficiência e profissionalismo. É isto que o programa permite. E ainda, traz informações exatas sobre todas as necessidades durante o trâmite processual. Sem contar que, menos tempo com burocracia, muito mais tempo o empreendedor terá para cuidar da sua empresa. A intenção é gerar paridade entre os municípios", declarou o presidente da Junta Comercial de Santa Catarina (Jucesc), Gilson Lucas Bugs.

Até o momento, outros 68 municípios já realizaram adesão à lei estadual, restando apenas a implementação. "Pedimos o engajamento dos gestores municipais, para que possamos levar o programa às demais cidades que faltam. A ação contribui com a formalização de novos negócios e, consequentemente, gera mais emprego e renda. Estamos à disposição das prefeituras que porventura ainda tenham algumas dúvidas antes de darem mais este importante passo para o funcionamento do novo sistema de simplificação das aberturas de empresas", explicou o diretor de Administração da Jucesc, Diego Ricardo Holler.

Saiba como funciona o programa

Instituído pela Lei 17.071/17, o SC Bem Mais Simples funciona por meio do Enquadramento Empresarial Simplificado (EES). Desta forma, com base nas informações constantes da autodeclaração dos empreendedores, a lei permite que estabelecimentos com baixo potencial poluidor, baixo risco sanitário e pouca complexidade sejam abertos de forma simples e ágil.

Para fazer parte do programa, o primeiro passo é emitir uma legislação por parte do município, aderindo à Lei Estadual que institui o SCBMS. Mais detalhes podem ser acessados aqui no site (scbms.jucesc.sc.gov.br).

O SC Bem Mais Simples é coordenado pela SDE, em conjunto com a Jucesc, responsável pela integração dos sistemas, e com os órgãos licenciadores estaduais, como Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Vigilância Sanitária (DIVS) e Corpo de Bombeiros Militar.

Comunicação JUCESC

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...