Dário Berger quer tirar do papel o Sistema Nacional de Educação

O senador Dário Berger concluiu o relatório final do projeto de lei (PLP 235/20219) que pretende implementar o Sistema Nacional de Educação (SNE) no país. A proposta é defendida por diversas entidades, educadores e especialistas, sendo considerada como o maior avanço na gestão educacional brasileira das últimas décadas. O texto foi protocolado na última sexta-feira (15).

Atualmente o Brasil conta com um Sistema Nacional de Segurança Pública (SUSP), um Sistema Único de Saúde (SUS), mas até então, não há um Sistema para organizar, modernizar, e melhorar a qualidade do ensino brasileiro.

"O país está atrasado e precisa avançar na estrutura organizacional do ensino. Já está previsto na Constituição de 88 um sistema nacional nesse sentido, mas até hoje não existe. É preciso avançar e tirar esse sistema do papel pensando no futuro do Brasil", pontuou Dário Berger.

O Sistema Nacional de Educação na prática pretende unificar políticas públicas e integrar a União, os estados e os municípios num regime de colaboração para que haja planejamento e para que sejam cumpridas metas de rendimento e resultados. A atuação dos entes passa a ser em conjunto e não mais separado em suas responsabilidades pelo sistema de ensino.

"A educação precisa de gestão integrada, eficiente e de infraestrutura adequada para garantir um ensino de qualidade a todos e com resultados que tenham impacto no nosso futuro. É justamente isso que estamos propondo no texto do SNE", explicou Dário.

Entre as principais diretrizes e objetivos do SNE estão:

 Estrutura de escolas com padrões mínimos de qualidade; valorização e o desenvolvimento permanente dos profissionais da educação e dos gestores educacionais;
 Conciliação da educação com o uso de novas tecnologias;
 Erradicação do analfabetismo e das desigualdades regionais de educação;
 Assegurar padrão de qualidade das instituições formadoras de docentes, incluindo prática docente durante o processo de formação;
 Incorporar tecnologias da informação e do conhecimento nas práticas pedagógicas escolares; entre outros.


Para a construção do texto final do relatório, foi levado em consideração todo o acúmulo de debates promovidos no Congresso e, de acordo com Dário, contou com a contribuição de diversos setores envolvidos na educação pública do Brasil.

Uma das contribuições aderidas pelo relator se refere ao Custo Aluno Qualidade (CAQ) - um mecanismo que define quanto o governo deve investir por estudante ao ano para cada etapa da educação básica pública.

O presidente do Fórum Nacional dos Conselhos Estaduais de Educação, Osvaldir Ramos, é um dos defensores do CAQ e destacou que é necessário definir critérios para a distribuição de recursos entre os entes federados, e critérios para avaliação supletiva da União, buscando parâmetros de equalização na busca do conceito de Custo Aluno Qualidade.

O PLP 235/2019 poderá ser votado no Senado ainda no mês de outubro.

Assessoria

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...