Mudança importante das condições do tempo até o final de agosto

Após idas e vindas e erros grotescos de vários modelos de previsão numérica, que se fossem confiáveis, estaríamos sob muita chuva já, o cenário que se desenha para os últimos dias de agosto traz uma esperança para o enfraquecimento do padrão de bloqueio atmosférico. Enfraquecimento, não a quebra, por completo.

A fração de ventos no Polo Sul, cujo monitoramento chama-se Oscilação Madden Julian (OMJ), que por mais de 40 dias seguiu na fase positiva (bloqueio) começa a desenhar um cenário para a fase negativa, o que permite o desenvolvimento e o deslocamento de ciclones para latitudes menores (norte).

Além da OMJ, o principal mecanismo que intensifica as áreas de baixa pressão, já formadas, o Jato de Baixos Níveis (JBN), ar quente que sopra da Amazônia, tem previsão de franca intensificação a partir do dia 25 de agosto.

Além destes dois mecanismos, entre os níveis de 500 hPa (cinco mil metros) e 250 hPa (10 mil metros), haverá o deslocamento de um amplo cavado, que nada mais é do que uma ampla área de baixa pressão atmosférica e que induz à instabilidade.

Para fechar o pacote, OMJ, JBN e cavado, devem contribuir, junto com o ar frio em níveis médios (500 hPa) para o fechamento de um Vórtice Ciclônico (VC), que é uma área também de baixa pressão atmosférica, e, portanto, induz à chuva, também conhecida como baixa segregada, ou baixa fria.

O tocante é que teremos, portanto, a partir de 25 de agosto, forte fluxo de ar quente escoando do interior da Amazônia, queda acentuada da pressão atmosférica na região do Chaco paraguaio e uma região bastante longa de baixa pressão em superfície.

Se tudo persistir previsto até lá, como na sinalização de hoje, teremos uma mudança radical do tempo com tempestades, muitas severas e com poder destruição, a iniciar pela Região Sul, mas que podem migrar para o Centro-Oeste, sul da Região Norte e parte do Sudeste.

Vale lembrar que cavados amplificados como o agora previsto possuem poder para desenvolver vendavais intensos entre Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Rondônia, que estão sob grande acúmulo de ar quente e no Sul, o poder de um Vórtice Ciclônico bem mais intenso quase sempre resulta em tempestades mais graves de granizo.

A projeção do modelo europeu ECMWF mostra o deslocamento das áreas de chuva entre os dias 26 e 27 de agosto.

Ademais, atentem não ao volume de chuva previsto, mas do fator severidade, que pode vir a ocorrer na segunda metade da próxima semana.

Fonte: De Olho no Tempo

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...