APP da BRF chega a 50 mil toneladas de insumos cadastrados

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, está reforçando entre seus mais de 10 mil produtores integrados a possibilidade de venda direta de grãos para a Companhia por meio do App Digital Agro. A plataforma permite aos criadores de aves e suínos manter controles online de produção e, em 2021, passou a oferecer um recurso para que os agricultores também fizessem cotação e venda de grãos diretamente para a BRF. Em 7 meses, durante a fase de implantação da ferramenta e testes, aproximadamente 50 mil toneladas de grãos foram cadastradas por integrados na plataforma.

Além dos tradicionais milho e soja, grãos com menor liquidez no mercado também têm espaço para a venda digital. Em 2022, passado o período de testes e com mais tempo de utilização pelos produtores, o recurso ganhará ainda mais relevância, por exemplo, para quem deseja vender sorgo, de acordo com o diretor de agropecuária da Companhia para Rio Grande do Sul e Santa Catarina, Hugo Urso.
O executivo explica que o sorgo e outras culturas de inverno, como triticale, também são usados na alimentação animal e têm um mercado mais restrito. “Com o aplicativo, o produtor tem na palma da mão, facilmente, a possibilidade de vender o grão direta e rapidamente para a BRF, sem perder tempo buscando compradores, por exemplo. O sorgo é uma excelente opção para que os integrados agreguem ainda mais rentabilidade ao seu negócio”, reforça Urso.

O uso da ferramenta é bastante simples. Em apenas três cliques o integrado consegue se conectar e fazer a comercialização dos grãos direto com a BRF. Para obter a cotação é preciso informar dados referentes ao lote que gostaria de comercializar, especificando o tipo de grão, o volume médio disponível, prazo e local preferencial de entrega. Assim que sinalizar sua intenção em negociar grãos via aplicativo, a mensagem será automaticamente enviada para o time Comercial de Commodities, que entrará em contato com este integrado para dar início à negociação.
“Esse modelo ainda é novo para os produtores, que são, em geral, tradicionais na hora de fazer negócios, mas aos poucos, testando e efetuando vendas, vimos que muitos integrados rapidamente passaram a usar a ferramenta com bom domínio dos recursos”, explica Gilson Ross, diretor de Operações e Compras de Commodities da BRF, área parceira do time da Agropecuária no desenvolvimento da funcionalidade.

Hugo Urso reforça que os extensionistas da BRF, diariamente em campo, também têm auxiliado produtores a utilizar e conhecer melhor essa alternativa oferecida pelo App Digital Agro. “Pela característica do negócio, os integrados estão sempre próximos da BRF, de alguma forma, e pensando em termos de distância para enviar o grão, também com frequência estão mais perto da Companhia do que de qualquer outro comprador”, explica o diretor de Agropecuária da BRF.
Um dos produtores que já utilizou o aplicativo para negociar grãos diretamente com a BRF, foi Gezo Rodrigues de Almeida, de Goiás, para venda da safrinha de milho em 2021, entre os meses de julho e agosto. Pelo app, ele comercializou cerca de 4 mil sacas. “Foi ágil, sem papelada e necessidade de coletar diversas assinaturas e sem gasto de energia para fechar o negócio”, conta Almeida, que apesar de certo receio inicial assegura que a ferramenta simplificou o processo e pretende voltar a utilizar para vender parte da safrinha no início do segundo semestre de 2022.

“Por meio da outra ferramenta, no Portal AgroBRF, o produtor conta, ainda, com a opção de efetuar a venda futura. Desta forma, ele pode planejar melhor o seu próprio negócio e ter a certeza da aquisição futura, por um valor previamente acordado conforme negociação e contrato fechado com o time comercial de grãos da BRF”, acrescenta Gilson Ross.

A tecnologia também contribui para o cumprimento de Política de Compra Sustentável de Grãos. A Companhia tem como compromisso a rastreabilidade de 100% dos grãos adquiridos na Amazônia e no Cerrado até 2025, que está em sintonia com uma das frentes de ação para a Companhia se tornar Net Zero até 2040. A política, anunciada em 2020, tem como foco a preservação de áreas de alta vulnerabilidade social e ambiental, com risco de desmatamento. Desde então, a BRF vem ampliando ações para gestão sustentável de toda a cadeia de grãos.

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...