BRF adota ações de conscientização no trânsito para o maio amarelo
Uma das maiores companhias de alimentos do mundo, a BRF programou para o Maio Amarelo uma ação desenvolvida com Observatório Nacional de Trânsito, intitulada “Juntos Salvamos Vidas!”. A campanha conta com iniciativas para conscientizar os mais de 11 mil motoristas e seus auxiliares que realizam o transporte de produtos por todo o país em mais de 9,5 mil caminhões e os 4,3 mil condutores da frota leve, que envolve vendedores, supervisores, gerentes de venda, extensionistas, sanitaristas, gerentes Agro, compradores de grão e engenheiros florestais sobre a importância dos cuidados no trânsito.
As ações também serão estendidas aos profissionais terceirizados que trabalham no transporte fretado de trabalhadores da empresa. Entre as iniciativas, está a realização de um Webinar no dia 10 de maio, às 14h, para transportadores e colaboradores da BRF. A live contará com a participação do líder da Risk Factor no Brasil, Luciano Maffia, que falará sobre a técnica dos três P’s – Pausar, Processar e Prosseguir. Esta ferramenta faz parte de um programa avançado de prevenção de acidentes, criado pela DSS (antiga Dupont), consultoria de referência no mundo.
Haverá ainda, o compartilhamento de materiais com dicas e orientações, tais como faixas, murais e cards para WhatsApp, mensagens diretas e vídeos do Observatório enviados por e-mail e exibidos nas TVs nos refeitórios e salas de lazer. Também haverá um convite para a prática do comportamento seguro no trânsito através do Treinamento de Direção Preventiva na Academia BRF, lançado em 2021. Nas comunidades onde a BRF atua, nos Estados de Goiás, Minas Gerais, Paraná, Pernambuco, São Paulo e Santa Catarina, estão programados spots nas rádios alertando a população para o tema da segurança no trânsito.
Desde que implantou, em 2012, o Programa de Saúde, Segurança e Meio Ambiente (SSMA) em Transporte, a BRF ajudou a reduzir em 64% a frequência de acidentes com a frota de mais de 9.500 caminhões que levam os produtos da empresa do campo à mesa do consumidor, em todo o Brasil. Para chegar ao resultado, a BRF investiu em programas mais rígidos de segurança e capacitação, como uso de tecnologia embarcada, por meio de telemetria e sensor de fadiga dentro das cabines, bem como sensor frontal de aproximação indicando risco de colisão. Estas tecnologias abrangem cerca de 11 mil motoristas e ajudantes.