Ex-prefeito de Capinzal ministra palestra para estudantes em Piratuba

Uma palestra sobre o ato de verear e produzir leis, marcou a semana dos estudantes da Escola Amélia Poletto Hepp de Piratuba. A unidade escolar que integra o maior número de estudantes da Rede Pública da Capital Turística, foi escolhida como piloto em um projeto inovador, que institui uma bancada de vereadores mirins, composta exclusivamente por estudantes. O encontro com o ex-prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella, aconteceu durante as aulas da professora Gelci de Souza, que além de profissional de educação é a legisladora piratubense, autora do Projeto de Lei, recém aprovado pela Câmara de Vereadores de Piratuba, que institui o Programa Verador Mirim.

Durante a palestra, os estudantes puderam tirar dúvidas sobre o funcionamento de uma Casa de Leis e especialmente sobre o projeto que tem como finalidade, despertar o interesse dos jovens pela política e integrar os estudantes à rotina de elaboração de leis e trâmites de matérias.

Professor aposentado o qual fez carreira em sala de aula, Andevir Isganzella é natural de Piratuba, cidade que escolheu para residir após deixar as atividades públicas. Prefeito de Capinzal, entre os anos de 2013 e 2016, Isganzella também foi vereador e presidente do Legislativo daquela cidade.
Durante mandato, instituiu o Programa Vereador Mirim em Capinzal, recebendo apoio da comunidade estudantil, ao longo da implantação da iniciativa.

Ao longo desta semana, quatro palestras envolvendo alunos do 6º ao 9º ano da escola Amélia Poletto Hepp, trataram do tema Democracia e Cidadania, conceito vastamente conhecido e difundido pelo professor Andevir Isganzella.

Segundo a professora Gelci, anfitriã das palestras, durante as explanações é evidenciada aos estudantes a base da política em sua essência, que é a de fazer o bem comum, promovendo a formação cidadã e valorizar o espírito de liderança.

Em Piratuba, 19 candidatos disputam uma das vagas na bancada mirim, que prevê eleições nos próximos dias. A iniciativa deve transitar por novos espaços educacionais do município, nos próximos anos.

Outras Notícias

Personalidades em Destaque recebe Dirceu Jânio de Oliveira - Janito

O programa Personalidades em Destaque deste sábado, 21 de maio, Dirceu Jânio de Oliveira - Janito. O piratubense será...

Estado anuncia Piratuba em situação de epidemia para a dengue

A Dive, diretoria ligada a SES, incluiu a cidade de Piratuba como uma das 59 em estado de epidemia para a dengue. A i...

Gestação coletiva de suínos começa a ser adotada pela agroindústria

A BRF, uma das maiores companhias de alimentos do mundo, comemora mais um avanço em suas práticas de bem-estar animal...

PREFEITURA ASSINA ORDEM DE SERVIÇO QUE GARANTE A CONCLUSÃO DA REVITALIZAÇÃO ASFÁLTICA ENTRE PIRATUBA A MAXIMILIANO DE ALMEIRA, VIA BARRAGEM DA UHE MACHADINHO.

A ordem de serviço mais aguardada dos últimos anos, foi emitida em uma reunião no anfiteatro do Centreventos Governad...