Projeto patrocinado pelo Sicoob Crediauc entrega oito mil mudas de erva-mate

No dia 29 de abril a equipe cogestora que administra o Parque Estadual Fritz Plaumann no interior de Concórdia/SC (ACAS), promoveu a distribuição de oito mil mudas de Erva-Mate para um grupo de 20 agricultores que residem no entorno da reserva florestal localizada no interior do município. Na ocasião, foram entregues 400 unidades da planta para cada família ali representada.

As mudas disponibilizadas são produzidas no horto botânico da Usina Hidrelétrica de Itá (UHE) e estão contempladas no projeto de “Implantação de Arranjo Sustentável para a Produção de Erva-Mate”, o qual tem o Sicoob Crediauc como um dos patrocinadores. A instituição financeira auxilia no pagamento de uma consultoria técnica que é oferecida mensalmente aos produtores pelo Sebrae, entidade que também apoia a iniciativa.

O projeto que engloba 10 comunidades e 30 produtores rurais localizados nas adjacências do Parque Fritz Plaumann, conta ainda com as parcerias do IMA - Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina, Consórcio Itá e Secretaria de Agricultura de Concórdia/SC. Além dos agricultores que participam atualmente, mais 150 estão aguardando a oportunidade de serem inseridos no projeto numa fase subsequente.

Levantamento feito em 2017 pelo IBGE, demonstra que o município de Concórdia/SC ostenta a 1ª posição no estado em número de produtores (753), 2º em número de toneladas produzidas (8.674,705) e 3º em quantidade de pés de erva-mate plantados (3.308.000). A intenção com a realização desse projeto é aumentar consideravelmente a disponibilidade de erva-mate processada/mês, especialmente dentro do núcleo de produtores participantes. Para tanto, a expectativa é a de plantar nas propriedades rurais já mapeadas, aproximadamente mais um milhão de novas mudas, o que irá cobrir uma área equivalente a 400 hectares.

Para o presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, “iniciativas como essa privilegiam a sustentabilidade, valorizam a cultura da erva-mate na região, oportunizam ao agricultor ampliar e melhorar a sua renda, resultando na permanência das famílias no campo. É também uma forma positiva de despertar nos jovens o interesse pela atividade garantindo a sucessão nas propriedades e a perenidade do negócio”, avaliou.

Relação dos agricultores contemplados com a distribuição das mudas:
Ademir Rubert; Alcir Stringhini; Claudiomiro Alembrand; Clecir Picolli; Edenilso Giordan; Gilberto Piloni; Gilberto Romani; Ildo Marchezan; Jandir Dalvesco; Marcelo Mazetto; Melchior Siqueira; Moisés Zandonai; Nelson Pegoraro; Odair Franscescon; Odair Kuezkowski; Olimpo Mazetto; Rafael Mielzrikowski; Ramídio Romani; Sérgio da Silva e Vilmar Piloni.

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...