Sicoob integra Pacto Global da ONU

O Sicoob, instituição financeira cooperativa, aderiu ao Pacto Global da ONU, maior iniciativa voluntária de sustentabilidade corporativa do mundo. A associação reafirma ainda mais a missão do Sistema de promover soluções, experiências inovadoras e sustentáveis por meio da cooperação.

A adesão ao Pacto Global da ONU tem como principal objetivo fortalecer a função do Sicoob em financiar um futuro mais sustentável, além de apoiar a sociedade para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e o Acordo Climático de Paris da Organização das Nações Unidas (ONU).

A partir disso, o Sicoob precisa adotar e promover, interna e externamente, os 10 princípios universais nas áreas de direitos humanos: trabalho, meio ambiente e anticorrupção, bem como os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O Instituto Sicoob integra o Pacto Global desde 2012. “Agora demos mais um grande passo na consolidação de nossos compromissos com a sustentabilidade, integrando o Sicoob à essa agenda global, e isso servirá como uma alavanca para que a atuação do Sistema seja ainda mais comprometida com a pauta sustentável”, disse Luiz Edson Feltrim, superintendente de Cidadania e Sustentabilidade do Sicoob.

O compromisso do Sicoob com pautas ESG já é antigo: no último ano, por exemplo, a instituição financeira cooperativa estruturou um conjunto de iniciativas que evidencia o compromisso genuíno com a pauta. Entre elas, destaca a incorporação da sustentabilidade no Pacto Sistêmico de Estratégia do Sicoob, evidenciando a “Cidadania e Sustentabilidade” como principal resultado a ser alcançado pelo Sistema. Além disso, estruturou o seu Plano de Sustentabilidade, cujo objetivo é fomentar práticas sustentáveis na organização. As diretrizes permearão todo o negócio de forma transversal, convergindo com a estratégia do Sistema.

O Sicoob conta com um extenso histórico de iniciativa voltadas as pautas de ESG, resultado de um trabalho coletivo e sistêmico, que congrega o impacto positivo que cada cooperativa promove na sua comunidade.

Sobre o Sicoob

Instituição financeira cooperativa, o Sicoob tem 6,9 milhões de cooperados e está presente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal. Oferecendo serviços de conta corrente, crédito, investimento, cartões, previdência, consórcio, seguros, cobrança bancária, adquirência de meios eletrônicos de pagamento, marketplace, dentre outras soluções financeiras, o Sicoob é a única instituição financeira presente em 360 municípios.

É formado por 348 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Ocupa a primeira posição entre as instituições financeiras com a maior quantidade de agências no Brasil, segundo ranking do Banco Central, com 4.159 pontos de atendimento em mais de 2 mil cidades brasileiras.

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...