Sicoob alcança a marca de 7 milhões de cooperados

O Sicoob chegou à marca dos 7 milhões de cooperados, um número recorde entre os representantes do cooperativismo financeiro, e que demonstra a excelência no trabalho realizado pelas cooperativas que integram o Sistema, que tem o compromisso de possibilitar que cada vez mais brasileiros tenham acesso a soluções financeiras a preços diferenciados.

Esse número representa um crescimento de 18% na base de cooperados com relação a janeiro de 2022, provando que as cooperativas do Sicoob se tornaram referência na divulgação do movimento cooperativista brasileiro. Destaca-se em seu crescimento na base de cooperados a chegada de 839 mil Pessoas Física (PF) e 209 mil de Pessoas Jurídica (PJ) no último ano.

O Sicoob atingiu seu primeiro milhão de cooperados em 2003. Esse número dobrou em 2011. Desde 2020, houve um crescimento exponencial na quantidade de cooperados: o número saltou de 4,5 milhões para 7 milhões. “Em apenas dois anos crescemos a mesma quantidade de cooperados que demorados cerca de oito anos para alcançar anteriormente”, comenta Francisco Reposse Júnior, diretor Comercial e de Canais do Sicoob.

“Ser referência no cooperativismo, promovendo o desenvolvimento econômico e social das pessoas e comunidades, é o nosso principal objetivo. E o crescimento da base de cooperados reforça o papel do Sicoob como propulsor de um movimento importante que tem como premissa facilitar o acesso de todo brasileiro a uma instituição financeira. Por isso, ver que a nossa mensagem está chegando a mais pessoas e a confiança que elas têm nas suas cooperativas é muito gratificante. Isso significa que estamos no caminho certo”, diz Reposse.

Conhecido por ser referência quando o assunto é cooperativismo financeiro, além de ser pioneiro em diversas discussões e lançamentos no mercado, o Sicoob esteve envolvido, desde o início, nas conversas sobre a viabilidade do Pix e é um dos principais players a reforçar o andamento do Open Finance.

Em 2022, a instituição se tornou a maior rede de atendimento físico do país com mais de 4 mil pontos de atendimento, segundo ranking de agências do Banco Central. Esses pontos estão espalhados por mais de 2 mil comunidades no Brasil, e em mais de 300 cidades o Sicoob é a única instituição financeira presente.

O Sistema é formado por 348 cooperativas singulares, 14 cooperativas centrais e pelo Centro Cooperativo Sicoob (CCS), que é composto por uma confederação e um banco cooperativo, além de processadora e bandeira de cartões, administradora de consórcios, entidade de previdência complementar, administradora de títulos e valores mobiliários, seguradora e um instituto voltado para o investimento social.

Entre os serviços prestados pelo Sicoob estão a conta corrente, cartões de crédito e débito, crédito pessoal, imobiliário, rural e empresarial, previdência, consórcios, financiamentos, investimentos, seguros, entre outros.

Além do atendimento presencial, o Sicoob conta com um extenso arcabouço tecnológico, por meio do qual os 7 milhões de cooperados podem realizar suas transações financeiras com acessibilidade e segurança de ponta. O interessado em abrir uma conta, e se associar a uma das cooperativas Sicoob, pode se dirigir a um dos mais de 4 mil pontos de atendimentos distribuídos pelo país e usufruir também dos benefícios do cooperativismo pelo App Sicoob.

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...