A aficor apoia a campanha FEVEREIRO ROXO


A campanha Fevereiro Roxo foi criada em 2014 como forma de conscientizar a população em relação a 3 doenças: Lúpus Eritematoso Sistêmico, Alzheimer e Fibromialgia.
Apoiada pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica (SBCM), o Fevereiro Roxo visa informar as pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce em casos como esses.
No entanto, apesar de serem distintas, as doenças têm em comum o fato de não possuir cura. Ou seja, motivo que reforça a importância de um diagnóstico correto para que o tratamento seja feito de forma eficaz e segura. Assim, proporcionando bem-estar e qualidade de vida.
Dessa maneira, um dos problemas que impedem o diagnóstico precoce para essas doenças é a identificação de seus sintomas.


Lúpus Eritematoso Sistêmico
Parte das doenças representadas pelo fevereiro Roxo, o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) é uma doença inflamatória e autoimune que afeta múltiplos órgãos e tecidos como pele, articulações, cérebro e rins.
Isto é, por ser uma patologia autoimune, o lúpus causa a destruição dos tecidos saudáveis do corpo pelo próprio sistema imunológico sem causa conhecida.
Mais comum entre mulheres, os sintomas da doença podem variar de acordo com a região do corpo afetada. Entre os principais, estão:
• febre;
• fadiga;
• rigidez muscular e inchaço;
• dores em articulações;
• lesões na pele que pioram com exposição ao sol;
• vermelhidão na face sobre bochechas e nariz (em formato de borboleta);
• dificuldades para respirar;
• dores de cabeça;
• confusão;
• sensibilidade à luz solar;
• queda de cabelo;
• feridas na boca;
• desconforto, mal-estar e ansiedade.
Alzheimer
A doença de Alzheimer ganhou o nome do médico que a descreveu primeiro em 1906, o psiquiatra Alois Alzheimer. Também parte da campanha Fevereiro Roxo, essa doença degenerativa apresenta como sintomas principais a falta de coerência na fala e perda de memória.
Dessa maneira, o indivíduo se lembra de histórias antigas e passa a repeti-las, sem se lembrar de fatos recentes, ocorridos no mesmo dia. Dessa forma, ainda que seja relacionada às pessoas de mais idade, a doença pode aparecer precocemente em indivíduos que tenham casos na família.
Além disso, classificada como principal causa da demência, o Alzheimer torna a pessoa dependente para as tarefas básicas do dia a dia. Ainda sem cura, afeta a capacidade de atenção da pessoa, assim como seu aprendizado e convívio social.
Ao ser diagnosticada ainda no início, é possível introduzir um tratamento terapêutico e medicamentoso que ajuda no retardo dos efeitos mais graves.
Entre os sintomas que a doença de Alzheimer pode apresentar:
• problemas de linguagem;
• confusão com horários e dias da semana;
• desorientação em relação à lugares que são conhecidos;
• esquecimento de fatos recentes.
Fibromialgia
Trata-se de uma patologia relacionada com o funcionamento do sistema nervoso central e o mecanismo de supressão da dor. A dor é um fenômeno que envolve diversas dimensões, podendo afirmar-se que se trata de um problema médico, comportamental, cognitivo e emocional, pois é acompanhado por um grande sofrimento pessoal.
Um paciente que vive com fibromialgia, não só experiência a sensação de dor, mas também, se vê forçado a viver com alterações significativas no seu dia a dia provocadas pela limitação da sua atividade, alterações no estado de humor, uma diminuição da energia e distúrbios de sono. Todas estas alterações levam ao aparecimento de problemas familiares, assim como a um crescente isolamento social. Em casos extremos, os pacientes podem estar de tal modo absorvidos na procura constante de alívio para as suas dores que percorrem variados especialistas e vão a múltiplas consultas de urgência, esperando que com uma nova avaliação se consigam encontrar novas formas de intervenção.
Apresentam diminuição em sua própria qualidade de vida e de sua família. Concluindo, uma intervenção psicológica multimodal e multidisciplinar é mais vantajosa para o paciente quando comparada com uma intervenção biomédica. A abordagem biopsicossocial do fenômeno de dor deveria ser prática comum na nossa sociedade. Neste contexto biopsicossocial se faz necessário dar um olhar especial à família dos pacientes com fibromialgia, sensibilizando-a acerca da natureza multidimensional da dor crônica.
Vários estudos apontam que pacientes fibromiálgicos que recebem um tratamento multidisciplinar teriam resultados mais satisfatórios do que os demais, que optam apenas por um único tipo de terapia, em especial aqueles que não buscam tratamento psíquico além do físico. Segundo a literatura, o tratamento multidisciplinar possui alta efetividade. Por este motivo o tratamento que se recomenda aos portadores baseia- se em uma abordagem multidisciplinar, associadas a intervenções no âmbito físico, farmacológico, cognitivo- comportamental e educacional, estes suportes intervencionais dão-se por seu caráter crônico e de múltiplos sintomas da Fibromialgia

A importância da campanha para um diagnóstico precoce
Com a visibilidade que o Fevereiro Roxo leva para essas doenças, é possível que a população tenha mais conhecimento sobre seus sintomas. Assim, aumentando as chances do diagnóstico precoce realizado por um especialista.
Dessa maneira, o portador da doença pode ter um tratamento adequado, ainda que as doenças não tenham cura.
Terapias medicamentosas e tratamentos complementares como fisioterapia, acupuntura, atividades físicas, terapia e outros são importantes para que a pessoa volte a ter condicionamento, melhorando seu humor, mobilidade, capacidade cognitiva, e oferecendo qualidade de vida.
A campanha Fevereiro Roxo é uma forma de levar conscientização sobre essas doenças graves e sem cura para a população. Isto é, conhecendo a importância do diagnóstico precoce em casos como esses, é possível mostrar como a busca por um especialista ao perceber algum de seus sintomas é um grande diferencial.


PROGRAMAÇÃO FEVEREIRO ROXO

PALESTRA

TEMA:
Benefícios Previdenciários (Incapacidade e Aposentadorias) para a pessoa com fibromialgia


CONTEÚDO:
1. Quais são os benefícios previdenciários (auxílio-doença, invalidez, aposentadoria por tempo de contribuição e por idade) para a pessoa com fibromialgia.
2. O que fazer para acessar e receber os benefícios do INSS
3. Como o INSS vê a fibromialgia
4. Como a justiça vê a fibromialgia
5. Espaço para perguntas e sanar dúvidas

Inscrição pelo link

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfWdhSOXInyKClVH74sd2PjgHqvswsxxXIb-93AJFKihrDQ2A/viewform?usp=sharing

Data: 7 de fevereiro às 19h
Local auditório do SEST SENAT
Rua Alberto Slongo, 198, São José, Concórdia- SC
Público: Associados AFICOR, Pessoas com fibromialgia e comunidade em geral.
Para participar faça inscrição através no link abaixo:

https://docs.google.com/forms/d/1MKnBTwRZg53IJtYUorsIsLXJD9JXM8jNT9QCRktB3qo/viewform?edit_requested=true



REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA

Sociedade Brasileira de Reumatologia

ABRAz – Associação Brasileira de Alzheimer. O que é Alzheimer? /Fatores de risco/Tratamento.

A.M

Fotos

Outras Notícias

Saúde de Piratuba amplia vacinação contra a gripe para crianças até 12 anos

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba anunciou a ampliação da faixa etária de vacinação contra a gripe...

Ipira decreta situação de emergência em razão da dengue

A Prefeitura Municipal de Ipira, através da SMS – Secretaria Municipal de Saúde – anunciou nesta terça-feira, 30 de a...

Piratuba confirma 45 casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Ipira confirma 77 casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...