
PIRATUBENSE SE DESTACA NO CARNAVAL DE JOAÇABA
A mais de 30 anos Dona Zenaide Goss moradora de Piratuba, ex-funcionária pública municipal, desfila, recupera fantasias e divulga o Carnaval de Joaçaba.
Dona Zenaide iniciou sua vida carnavalesca na Escola Vale Samba e atualmente desfila na Acadêmicos do Grande Vale, onde coordena uma equipe de 38 participantes, todos da cidade de Piratuba, destes 15 participantes desfilam na Ala das Baianas e outros 23 são distribuídos em outras Alas.
Dona Zenaide tem um gosto muito grande pelas fantasias, e fala com muito orgulho dos momentos em que esteve na passarela do samba, na rua XV de novembro, em Joaçaba, onde todos os anos aquele espaço e todo transformado para o maior carnaval do Estado de Santa Catarina.
Durante o ano, a carnavalesca piratubense se dedica no cuidado com as fantasias, lava, costura, organiza ensaios e para não perder o ritmo, participa de apresentações nos Hotéis de Piratuba, com algumas alegorias e fantasias que segundo ela, tomam um grande espaço da sua casa, mas que, cuida com muito carinho de dedicação.
Dona Zenaide destaca o apoio que o município de Piratuba que lhe dá através da assistência do departamento de Cultura, como o transporte e logística do seu trabalho voluntário.
Amanhã será o grande dia, esperado por todos do grupo, o dia do desfile oficial, quando as 22h a Escola de Samba Acadêmicos do Grande Vale entrará na Avenida XV, e graças ao trabalho e dedicação da nossa incansável voluntária, estarão levando o nome de Piratuba para todo o Estado de Santa Catarina e fora dele...
SOBRE O CARNAVAL DE JOAÇABA
O Carnaval de Joaçaba e Herval d'Oeste é um dos principais carnavais do estado de Santa Catarina. Com a criação da Liga Independente das Escolas de Samba de Joaçaba e Herval d'Oeste (LIESJHO) em 1996, o carnaval de Joaçaba cresceu muito, e conta com três escolas de samba.
Joaçaba e Herval d'Oeste, juntas, possuem aproximadamente 60 mil habitantes, destes cerca de metade estão envolvidos direta ou indiretamente no Carnaval, a Avenida possui 8 mil lugares, entre arquibancadas e camarotes. São três escolas de samba, com aproximadamente 4000 integrantes, estima-se um gasto aproximado de 3,5 milhões de reais, entre recursos privados e públicos, o evento é televisionado por 3 emissoras, 2 estaduais e 1 local durante 06 horas de desfile.
Soeliton de Oliveira
Rádio Piratuba 104,9