SC tem quase todos os leitos ocupados nesta segunda-feira (12) – Foto: Robson Valverde/SES/Divulgação/ND

SUPERLOTAÇÃO EM SC: QUASE TODAS AS REGIÕES TÊM MAIS DE 90% DOS LEITOS OCUPADOS

Das setes macrorregiões de Santa Catarina, seis registram ocupação superior a 90% dos leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) no SUS (Sistema Único de Saúde) nesta segunda-feira (12).

Em todo o Estado, a taxa de lotação de leitos chega a 93,8%. A região mais afetada é o Grande Oeste, que está com todos os 85 leitos ocupados. Apenas a região Sul está abaixo de 90%, com 82,25%. Os dados foram atualizados pela SES (Secretaria de Estado de Saúde) neste domingo (11).

Segundo o último boletim da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina), houve um aumento signifivativo de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave) por influenza nos primeiros meses de 2023, em comparação aos últimos cinco anos.

“Esse cenário indica para uma transmissão acelerada, que pode se intensificar considerando o período de sazonalidade na transmissão dos vírusrespiratórios”, diz a nota.

Já em em relação à faixa etária, os grupos mais afetados pela doença são as crianças com menos de 9 anos, que representam 39,7% dos casos de SRAG confirmados por influenza. Os leitos pediátricos estão com ocupação acima de 90% nas seis macrorregiões catarinenses.

O segundo grupo mais afetado é o dos idosos acima de 60 anos, que representam 27,6% dos casos, “demonstrando a vulnerabilidade desses grupos em relação à infecção pelo vírus da influenza”.

O aumento das taxas acontecem em meio a um período de frio intenso, em que o risco é alto para ocorrências associadas ao declínio acentuado das temperaturas, especialmente nas regiões do Litoral Sul, Planalto Sul e parte do Oeste, conforme alerta da Defesa Civil deste domingo (11).

SC abre edital para contratar novas unidades
A SES abriu chamamento público para ampliar a oferta de vagas de leitos de UTI no SUS por macrorregião. A abertura foi anunciada na última quinta-feira (8).

A medida é uma resposta para a superlotação das unidades no Estado, que enfrenta um cenário crítico de dengue e casos respiratórios.

De acordo com o último boletim da Dive/SC (Diretoria de Vigilância Epidemiológica) 33 municípios atingiram o nível de epidemia para a dengue. Ao todo, 46 mortes confirmadas pela doença – situação também provocada pela falta de leitos.

O chamamento busca credenciar hospitais com leitos de UTI neonatal e pediátrica. As unidades hospitalares públicas e privadas com ou sem fins lucrativos têm até 2 de julho, podendo ser prorrogado por mais 30 dias, de acordo com a pasta.

Créditos: ND MAIS

Outras Notícias

Ipira chega a 69 casos confirmados por dengue em 2024

A SMS – Secretaria Municipal de Saúde – atualizou os números referentes a dengue em Ipira. O boletim epidemiológico l...

Piratuba confirma mais quatro casos de dengue

A SMS – Secretaria Municipal da Saúde – de Piratuba atualizou os números referentes a dengue. O boletim, divulgado pe...

Piratuba chega a 30 casos confirmados de dengue neste ano

A DIVE – Diretoria de Vigilância Epidemiológica – confirmou novos casos de dengue em Piratuba, elevando para 30 o tot...

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba deram positivo para dengue, informa Lacen

Quase metade das amostras enviadas por Piratuba referentes a dengue, dão resultado positivo para a doença. É o que in...