Ciclone Extratropical causou temporais em diferentes regiões do Rio Grande do Sul em junho — Foto: Prefeitura POA/Divulgação
NOVO CICLONE EXTRATROPICAL DEVE ATINGIR RS E SC NO FINAL DE SEMANA
O Climatempo emitiu nota no início desta terça-feira (4) alertando para a formação de um novo ciclone extratropical que deve se formar no próximo final de semana na região Sul do Brasil, afetando sobretudo Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
“A situação é novamente de atenção para muita chuva, incluindo a região das capitais Porto Alegre e Florianópolis”, alerta a agência meteorológica em seu comunicado.
Segundo o Climatempo, o novo ciclone “não deve ser tão forte como o de meados de junho”, que deixou três mortos e 11 desaparecidos no Rio Grande do Sul. As chuvas do ciclone no último mês chegaram a acumular entre 200 e 300 milímetros em apenas 48 horas.
Ainda assim, alerta o Climatempo, o ciclone que se formará entre 7 e 8 de julho poderá causar estragos, com chuvas entre 100 e 150 milímetros na na região da Grande Porto Alegre, na Serra Gaúcha e Litoral Norte do Rio Grande do Sul e também em áreas do Sul e do Leste de Santa Catarina, incluindo a serra e catarinense e a Grande Florianópolis.
As regiões de maior risco deverão ser as do leste/nordeste do RS e leste de SC, onde o volume de chuva apenas nesses dias deve equivaler a “pelo menos 50% da média normal para julho”.
Créditos: Michel Teixeira