A formação de dois ciclones extratropicais trazem chuvas e tempestades severas para Santa Catarina. – Foto: Reprodução/Defesa Civil/ND
CICLONES EM SC: METEOROLOGISTA REVELA FORMAÇÃO DE UM SISTEMA DE BAIXA PRESSÃO ANTES DO FENÔMENO
A formação de dois novos ciclones extratropicais acende um alerta quanto a condição do tempo em Santa Catarina para os próximos dias. De acordo com o meteorologista Piter Scheuer, nesta sexta-feira (7), haverá a formação de um sistema de baixa pressão, que antecede a chegada desse fenômeno.
Conforme explicou Scheuer, a formação deste sistema de baixa pressão deve acontecer entre o Litoral Sul de Santa Catarina e o Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Com isso, deve trazer chuvas pouco volumosas na região da Serra catarinense e no Sul do Estado.
Conforme o boletim meteorológico da Defesa Civil, a sexta-feira conta com o aumento das nuvens nas áreas de divisa entre o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, com chance de chuva isolada. Ainda, no Litoral Sul há chance de pancadas de chuva isoladas com trovoadas a partir da tarde.
Ciclone se forma no sábado e traz chuvas fortes com trovoadas
Ainda, conforme o meteorologista Piter Scheuer, esse sistema de baixa pressão evolui gradativamente no sábado (8) para um ciclone extratropical que permanecerá sobre o oceano na costa catarinense. Scheuer reforça que, com isso, haverá a ocorrência de chuvas fortes com trovoadas em todas as regiões de Santa Catarina.
Ainda, poderá acontecer a formação de temporais localizados com chuvas mais volumosas, em especial da região Oeste ao Sul do Estado. Contudo, o tempo só será afetado fortemente com a formação de outro ciclone extratropical.
Segundo a Defesa Civil, a frente fria que avança sobre o Estado ao longo do sábado contribui para o risco baixo a localmente moderado para ocorrências relacionadas às chuvas, como alagamentos.
Amanhecer de sábado deve ser frio
O amanhecer de sábado será com temperaturas de 9°C a 15°C nos Planaltos, Meio-Oeste, Alto Vale e Grande Florianópolis Serrana e de 15°C a 18°C nas demais áreas. À tarde, as máximas não passam dos 16°C no Planalto Sul, variam de 20°C a 25°C da Grande Florianópolis ao Litoral Norte, Extremo-Oeste e Oeste, e de 16°C a 19°C nas demais regiões.
A Defesa Civil também reforça para a condição do vento que poderá contar com rajas com intensidade moderada. Conforme o órgão, haverá rajadas de ventos de 40 a 60 km/h em boa parte do Estado, e em torno de 65 km/h, pontualmente podendo ser mais intenso, na faixa litorânea de Santa Catarina.
Novo ciclone extratropical se forma entre a terça e quarta-feira em Santa Catarina
Conforme a Defesa Civil do Estado, a formação de um novo ciclone extratropical deve acontecer entre a terça (11) e a quarta-feira (12). O meteorologista Piter Scheuer ressalta que esse novo ciclone tende a trazer chuvas mais concentradas em Santa Catarina.
Ainda, o meteorologista afirma que a próxima semana contará com chuvas até a próxima quinta-feira (13). As pancadas de chuvas podem vir acompanhadas com trovoadas e risco para temporais com formação de células explosivas e tempestades severas, principalmente, na região do Oeste de Santa Catarina.
Créditos: ND MAIS