Buscas encerraram na manhã desta terça-feira, por volta de 11h15 (Foto: Corpo de Bombeiros)
EQUIPES ENCONTRAM CORPO DE HOMEM QUE ESTAVA DESAPARECIDO APÓS BALSA VIRAR EM MARCELINO RAMOS
Equipes do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná, auxiliados pela Marinha do Brasil, Brigada Militar gaúcha, Batalhão Ambiental da Brigada Militar e empresa que administra as barragens de Machadinho e Itá encontraram na manhã desta terça-feira, dia 24, por volta das 11h15, o corpo de Flávio Tobaldini, homem de 47 anos que estava desaparecido após uma balsa virar no Rio Uruguai, entre os municípios de Marcelino Ramos (RS) e Alto Bela Vista (SC).
De acordo com major dos Bombeiros Militares de Santa Catarina, Ilton Schpil, o corpo de Flávio não estava dentro do rebocador, como se suspeitava no começo da operação. Ele foi encontrado a cerca de 15 km de onde a balsa naufragou.
Ainda segundo o major, a operação foi extremamente complexa, devido à profundidade elevada do rio, velocidade da água, visibilidade nula, além da possibilidade de enrosco na própria embarcação que estava com a estrutura colapsada.
“Agradecer a todos os homens e mulheres que participaram dessa operação [...] que facilitaram essa nossa busca e que culminaram no dia de hoje em ser encontrado o corpo do senhor Flávio, para que possa ser entregue a sua família, que presta sua última homenagem e todos possam descansar. Apesar da tristeza, apesar da perda da família, todos nós militares ficamos inclusive emocionados com o resultado dessa operação”, destacou Schpil.
Vítima de 47 anos
Flávio Tobaldini tinha 47 anos e era condutor da balsa que naufragou. A ocorrência do óbito foi registrada na Polícia Civil de Marcelino Ramos e o corpo foi conduzido por uma funerária até o município de Erechim, também no Rio Grande do Sul. A vítima era natural de Marcelino Ramos.
Nas redes sociais, amigos e familiares do homem prestaram homenagens.
“Que o nono Adelmo te receba Flávio com todo amor que ele tinha por nós em terra! Sei que está sendo bem cuidado e feliz ao lado dele. Só nos resta rezar, e pedir que descanse em paz. E que Deus acalme nossos corações”, escreveu uma parente da vítima.
Uso do sonar
Com o uso do equipamento sonar, operado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná, foi possível verificar a provável localização de um dos veículos, que pode ser do rebocador ou o caminhão, que no dia do acidente, transportava uma carga de tijolos. Posteriormente, será realizada a ancoragem dos veículos para que a empresa responsável possa realizar a retirada deles do rio.
Acidente
O acidente ocorreu por volta das 7 horas da última quarta-feira, dia 18. A balsa saiu do município de Alto Bela Vista, no Oeste de Santa Catarina, sentido Marcelino Ramos, no Rio Grande do Sul. Três pessoas estavam na embarcação: Flávio, que era o condutor da balsa, um marinheiro e o motorista do caminhão.
Ao adentrar o rio, devido à correnteza, houve um emborcamento (giro da embarcação) que levou ao naufrágio da balsa. O motorista do caminhão e o marinheiro conseguiram nadar para cima da balsa e ficaram no casco. Eles foram resgatados por populares. Devido a essa correnteza, a balsa desceu em torno de um quilômetro abaixo do ponto onde naufragou.
Créditos: Oeste Mais