Piratuba e Ipira receberão recursos para combater mosquito aedes

Consideradas cidades infestadas pelo mosquito aedes, Piratuba e Ipira irão receber um acréscimo de 20 mil reais cada, para a execução de ações para prevenção e combate do vetor transmissor da dengue.

Conforme informa o Governo do Estado, serão 10 mil reais pagos a cada neste final de 2023 e outros 10 mil reais cada no primeiro trimestre do ano que vem. O auxílio financeiro deverá ser utilizado pelas Secretarias Municipais de Saúde para o custeio de ações das atividades previstas nas Diretrizes Estaduais para Vigilância Epidemiológica e Controle das Arboviroses em Santa Catarina.

Entre elas está a utilização de drones para monitoramento onde ocorra difícil acesso, permitindo a observação de locais como terrenos e casas que estejam fechadas. A segunda parcela, no mesmo montante, será paga em fevereiro de 2024.

Nesse sentido, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE/SC) está elaborando um documento técnico para orientar os municípios com ações nas quais o recurso financeiro pode ser empregado.

O ano de 2023 está representando o pior cenário da doença até o momento, com registro de 119.166 casos confirmados e 98 óbitos. A transmissão ocorreu em 130 municípios, sendo que 38 atingiram o nível de epidemia.

Em relação à vigilância do Aedes aegypti foram identificados 69.194 focos em 237 municípios, sendo que 154 destes foram considerados infestados pelo mosquito, contribuindo para a manutenção e ampliação da transmissão da doença no estado.

Outras Notícias

Governador Jorginho Mello cumpre agenda em Ipira e Piratuba

O governador Jorginho Mello visitou neste sábado, 04, as cidades de Ipira e Piratuba, que foram prejudicadas pela açã...

Bombeiros localizam homem sem vida dentro de uno atingido pela correnteza

Após retomarem as buscas na manhã desta sexta-feira, 03, os Bombeiros encontraram o Fiat Uno atingido pela correnteza...

Piratuba decreta situação de emergência devido as chuvas

Em reunião envolvendo prefeito, secretários e defesa civil, ficou definido que o município de Piratuba vai decretar s...

Chuva deixa duas famílias desalojadas, falta de energia elétrica e alagamento em Piratuba

Duas famílias ficaram desalojadas e a comunidade do Uruguai continua sem fornecimento de energia. Estes foram alguns ...