Sicoob Crediauc distribui juros sobre o Capital Social do cooperado.

Ao final de cada exercício, o Sicoob Crediauc devolve aos seus cooperados, os juros correspondentes ao capital social, valor que é utilizado na abertura de conta no momento da associação (cota capital), somado ao que é integralizado a cota durante o ano. Em 2023 a cooperativa devolveu cerca de R$ 7,5 milhões, beneficiando 68.569 cooperados.

O montante foi integralizado junto a Cota Capital dos associados em 29 de dezembro, último dia útil de 2023. O rendimento é calculado com base na média do valor mantido por cada cooperado, e o crédito é realizado após o fechamento de cada ano. Para verificar os valores pagos, basta ao cooperado do Sicoob Crediauc acessar o App Sicoob no ícone “extrato cota capital mês dezembro”, ou consultar a agência onde possui a sua conta ativa.

O presidente do Sicoob Crediauc, Paulo Renato Camillo, falou que o capital social é uma parte importante que compõe o patrimônio líquido da instituição e, que além de ser uma garantia de sustentabilidade financeira para a instituição, oferece boas vantagens aos cooperados.
“Quanto mais recursos tivermos disponíveis na cooperativa, incluindo o Capital Social, maiores serão as possibilidades de atender as demandas de crédito dos nossos cooperados. Por outro lado, quanto maior for o valor da cota mantida pelo cooperado, mais vantagens ele terá nos negócios efetivados com o Sicoob Crediauc, como na busca por crédito, por exemplo, onde ele tem acesso a taxas de juros mais baixas, prazos de pagamento flexíveis e desconto parcial ou, total nos custos dos serviços prestados”, pontuou.

Outro ponto fundamental do capital social, segundo Camillo, é que o cooperado também acumula um valor monetário junto à cooperativa que faz parte do patrimônio próprio, seja pessoa física ou pessoa jurídica. “Esse é um diferencial positivo comparado aos bancos tradicionais que não contemplam esse benefício ao seu correntista”, justificou.
O presidente comentou também sobre a distribuição dos resultados (sobras líquidas da cooperativa), que é mais um dos benefícios que a instituição garante aos participantes do seu quadro social, anualmente.

“Os valores das chamadas sobras, correspondentes ao período de 2023, ainda não foram contabilizados e deverão ser divulgados oficialmente durante a Pré-assembleia Digital marcada para o dia 02 de abril em Concórdia/SC. Já os critérios para a distribuição serão propostos pela cooperativa e avaliados pelos Delegados na Assembleia Geral Ordinária – AGO, programada para o dia 17 de abril, também em Concórdia (SC). Em havendo aprovação na ocasião, a tendência é de que os recursos provenientes das sobras sejam repassados aos cooperados até o final do mês de abril”, concluiu o dirigente.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Sicoob Crediauc

Outras Notícias

Bolsa Família chega a 231 mil beneficiários de Santa Catarina a partir desta quarta

A partir desta quarta-feira (17/4), mais de 321 mil beneficiários de Santa Catarina recebem o repasse do Bolsa Famíli...

Aprovadas as contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc

As contas do exercício 2023 do Sicoob Crediauc foram todas aprovadas em evento realizado dia 17 de abril, em Concórdi...

Sicredi UniEstados encerra ciclo Assemblear

Na manhã de sábado (13/04), aconteceu a Assembleia Geral Ordinária (AGO) da Sicredi UniEstados. A reunião que contou ...

CREDICEM é reinaugurada em Concórdia

No dia 11 de abril foi reinaugurada em Concórdia (SC), a CREDICEM, a Mini Cooperativa de Crédito que integra o projet...