
Ipira irá iniciar a aplicação de inseticida para combater o mosquito aedes
A Secretaria Municipal de Saúde de Ipira anunciou o início da aplicação do inseticida Cielo UV para combater o mosquito aedes. A medida de utilizar o CIELO ULV, que dispersa o inseticida em forma de névoa, será realizada somente em casos confirmados da doença. Esta iniciativa é motivada pela proximidade de casos, indicando transmissão ativa da doença no município. O objetivo principal é interromper a transmissão, impedindo a disseminação dos casos e protegendo a população contra picadas do mosquito adulto.
É importante salientar que a ação não visa erradicar larvas ou ovos presentes em reservatórios de água parada, mas sim combater os mosquitos já adultos. Portanto, a orientação à população é manter a eliminação de criadouros, a limpeza de quintais e estar atenta aos sintomas das doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. As visitas e trabalhos de fiscalização também estão mantidos.
Durante a aplicação do UBV, é fundamental que a população mantenha janelas e portas abertas para permitir que o inseticida penetre nos lares e atinja os insetos presentes. Além disso, será utilizado o Flodora, um inseticida residual aplicado em pontos estratégicos, como reservatórios de água em carcaças de veículos e pneus, que representam potenciais focos de proliferação.
A aplicação acontece no final da tarde de hoje, nas seguintes localidades: Parte da Rua Alexandre Roesler, Rua São João, Rua Quatorze de Junho, Rua Independência, Parte da Rua XV de Agosto, Rua Prefeito Otávio Matzenbacher e parte da Rua Edmundo Wolfart.