Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áreas de segurança operacional da Usina Hidrelétrica Machadinho. Com apoio da Defesa Civil e liderança técnica da Engie Brasil Energia, operadora e sócia do Consórcio, serão realizados encontros para informar e preparar as comunidades diretamente impactadas pelo simulado de emergência, que será realizado em 18 de maio de 2024.

As comunidades de Linha São Paulo, Piratuba/SC e Linha Gramado, Maximiliano de Almeida/RS, estão convidadas a participar dos encontros nos salões comunitários de cada localidade. Além de representantes do Consórcio Machadinho e da Engie, que irão detalhar todas as etapas do simulado e dialogar com a comunidade sobre os preparativos para o dia do exercício, membros das Defesas Civis, do Corpo de Bombeiros e Polícia Militar do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também estarão presentes.

As reuniões marcam a etapa final de um processo que começou há dois anos, com o cadastramento dos moradores localizados a jusante da Usina, passando pela etapa de instalação da sinalização das rotas de fuga e alertas sonoros.

Reuniões de preparação para exercício simulado:

17/04 (Quarta-feira) - Reunião Linha São Paulo/SC

18/04 (Quinta-feira) - Reunião Linha Gramado/RS


O exercício de simulado, que irá ocorrer em 18 de maio, integra um conjunto de medidas preventivas que garantem a segurança da população local. As atividades estão previstas para o atendimento da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil – PNDEC (Lei 12.608/2012) e a Política Nacional de Segurança de Barragens (Leis nº 12.334/2010 e nº 14.066/2020).

O simulado deve ocorrer a cada três anos e todos os moradores serão avisados antecipadamente sobre data e horário previsto por meio do Consórcio Machadinho e Defesa Civil. As iniciativas possuem caráter preventivo e as barragens, assim como suas estruturas, atendem plenamente aos requisitos de segurança, não oferecendo nenhum risco à comunidade.

Em caso de dúvidas ou esclarecimentos, a população poderá entrar em contato com a Defesa Civil de seu município, ou pelo canal de comunicação do Consórcio Machadinho. E-mail: imprensa@machadinho.com.br .

Outras Notícias

Em março a Usina Machadinho repassou R$ 4,5 milhões a título de compensação financeira

A Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes repassou no mês de março de 2024 aproximadamente R$ 4,5 mi...

Sicoob Crediauc entrega motos sorteadas na Pré-assembleia Digital

Na tarde de sexta-feira, dia 26 de abril, o Sicoob Crediauc promoveu a entrega de três motos Honda Biz, referentes ao...

Comunidade de Zonalta organizará a Festa do Agricultor deste ano

O centro Comunitário Educacional, Recreativo e Esportivo São Roque de Zonalta foi escolhido como entidade organizador...

Vereadores Mirins tomam posse nesta segunda-feira

Os vereadores mirins terão sua primeira missão nesta nova legislatura: a cerimônia de posse. A Câmara de Vereadores r...