Projeto de incentivo ao diagnóstico tardio de TEA para adultos e idosos é sancionado

Projeto de Lei 54/2024, de autoria do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), que visa implementar medidas para garantir que pessoas adultas e idosas tenham acesso ao diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA), assim como o tratamento, foi sancionado pelo governador em exercício, deputado Mauro de Nadal (MDB). A Lei 18.972 foi publicada no diário oficial na última semana.

O foco principal da lei é facilitar o acesso a tratamentos, medicamentos e direitos para esse público, ampliando a Política Estadual de Proteção dos Direitos da Pessoa com TEA.

Segundo Dr. Vicente, embora tenha havido avanços significativos no diagnóstico de autismo em crianças e adolescentes, ainda existe uma lacuna no atendimento a adultos e idosos.

O deputado destaca que muitos adultos e idosos foram privados de um diagnóstico correto na infância devido à falta de conhecimento sobre o autismo naquela época ou a dificuldade de se encontrar um médico especialista. Sem um diagnóstico adequado, essas pessoas não receberam o suporte necessário, enfrentando desafios adicionais em suas vidas.

“A nova lei busca corrigir essa injustiça histórica, garantindo que todos tenham acesso ao diagnóstico e ao tratamento adequado, independentemente da idade. Vamos acompanhar e cobrar que sejam criados os protocolos e fluxos de atendimento para este público pelo governo estadual”.

Inclusão
Além disso, o deputado argumenta que o diagnóstico tardio abre novas possibilidades para essas pessoas, permitindo que descubram e desenvolvam suas capacidades e talentos. Com o reconhecimento adequado, adultos e idosos com TEA podem finalmente entender suas próprias experiências e comportamentos, promovendo uma melhor compreensão e aceitação social.

A lei não apenas visa proporcionar tratamento, mas também a inclusão e valorização dessas pessoas na sociedade.

Outras Notícias

Governo institui dias de prevenção ao suicídio e à automutilação

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou, nesta semana, a Lei 15.199/2025 que define a realização da campanha...

Brasil produzirá vacina contra vírus sincicial respiratório

O Ministério da Saúde anunciou, nesta quarta-feira (10), uma parceria de transferência de tecnologia entre o Institut...

Saúde de Ipira conta com nova enfermeira para atendimento na UBS

A Unidade Básica de Saúde de Ipira passa a contar com uma nova enfermeira. Morgana Lazzarin, profissional formada pel...

Saúde Estadual orienta municípios a avaliar estoques da vacina contra a gripe

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) reforça a orientação para que os municípios catarinenses façam avaliação dos es...