Piratubense é bicampeão do Aparados Off-Road
Foram três dias de aventura pelas trilhas dos Campos de Cima da Serra Gaúcha. De 18 a 21 de setembro, a cidade de Cambará do Sul (RS) – conhecida como a Terra dos Cânions –, sediou o 4º Aparados Off-Road que, atraiu para a região cerca de 600 pessoas, vindas de 11 estados e mais de 80 municípios. O roteiro – de aproximadamente 600 km – também passou por Jaquirana, São José dos Ausentes e Bom Jesus.
O rally de regularidade valeu pontos pelo Campeonato Brasileiro de Regularidade 4x4, logo, pilotos e navegadores acirraram ainda mais a disputa pelos primeiros lugares da competição. E o melhor foi o piratubense Leandro Riffel que, após encarar todos os obstáculos do percurso e manter as médias de velocidade exigidas pela organização, sagrou-se bicampeão da competição na categoria Máster, ao lado do navegador Michael Masson (de Capinzal, SC).
“A organização está de parabéns! Foi uma prova incrível, com um nível técnico bastante elevado. E, ainda, tivemos que contar com o fator sorte, uma vez que os imprevistos sempre acontecem em um rally de regularidade. E o foco, a constância e o equilíbrio compõe um bom resultado. Chegamos lá e disputando esse título com as melhores equipes do Brasil”, declarou Riffel.
Ainda de Piratuba, o navegador Bernardo Schafer Andrade, ocupou a quarta posição da categoria Máster. Ele fez dupla com o piloto José Carlos da Silva (o Zé do Chapéu), de Cuiabá, MT. E na mesma categoria, o piloto Dirceu Potrich, de Ipira, SC), ficou em quinto lugar, com o navegador Vitor Fleischmann (de São Bento do Sul, SC).
Resumo das etapas
O primeiro dia do Aparados Off-Road teve um percurso de 210 km, que exigiu habilidade e técnica dos competidores, com médias de velocidade justas e diferentes tipos de terreno, em meio a belos visuais. O ponto alto do roteiro foi a travessia do Passo da Ilha, pelo Rio Tainhas, caminho usado desde o tempo dos tropeiros. Alguns dos candidatos à vitória enfrentaram problemas, como furos de pneu e outras avarias mecânicas que os deixaram fora das primeiras posições. Não faltaram elogios ao roteiro e à planilha.
No segundo dia, as duplas foram testadas à exaustão ao longo dos 220 km do percurso, com terreno liso, pedras e travessias de rios (incluindo o Passo do S, pelo Rio Tainhas). Com chuva, o roteiro exigiu uma pilotagem e uma navegação extremamente precisas. Apesar de todos os desafios, as palavras como “diversão” e “adrenalina” serviram para que os protagonistas da disputa definissem a experiência.
E, no último dia de prova, os pilotos e navegadores do rally atravessaram as áreas do Reflorestamento Unidos. O sol e o tempo bom deixaram o piso de cascalho seco. As médias de velocidade justas e os vários laços ao longo do roteiro exigiram concentração total – uma combinação que agradou a todos e foi perfeita para definir os campeões de 2024.
Além das categorias de rally, o Aparados Off-Road também recebeu participantes nas categorias de passeio – Passeio 4x4, Passeio Radical e Trilha 4x4.
O diretor geral do evento e diretor de prova do rally, de regularidade Alexandre Rech, destacou o crescimento do Aparados Off-Road e o retorno positivo recebido de quem superou o desafio. "Diversos participantes nos disseram que foi a melhor prova de que participaram, e isso traz uma satisfação enorme, ao mesmo tempo em que aumenta a responsabilidade. Nada disso seria possível sem o empenho de todos que trabalharam para fazer essa quarta edição do Aparados Off-Road", encerrou.