XVI Fórum do Comitê Peixe destacará a Universalização do Saneamento Básico

No dia 5 de novembro de 2024, às 13h30, a cidade de Piratuba, em Santa Catarina, sediará o XVI Fórum do Comitê Peixe, que será realizado no Anfiteatro do Centro de Eventos local. O evento abordará o tema da universalização do saneamento básico, um dos grandes desafios enfrentados no Brasil e em diversas regiões do mundo, especialmente em áreas rurais e menos favorecidas.

A programação contará com a participação de especialistas renomados no setor de saneamento e infraestrutura. Entre os palestrantes confirmados estão Adir Faccio, diretor geral da Agência Reguladora Intermunicipal de Saneamento (ARIS), que discutirá as dificuldades enfrentadas para a universalização do saneamento básico sob a perspectiva das agências reguladoras. Faccio trará uma visão detalhada sobre os entraves e soluções possíveis para ampliar o acesso ao saneamento no Estado.

Outro destaque será a apresentação de Haneron Victor Marcos, doutor em Gestão Pública e Governabilidade e Procurador e Consultor da Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN). Ele abordará o tema da regionalização e os impactos das novas políticas públicas voltadas ao saneamento em Santa Catarina, focando nas soluções inovadoras para superar o déficit no acesso à água potável e esgoto tratado.

O engenheiro civil Gustavo Kucher Furlin, atual Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Caçador/SC, fechará o evento com uma palestra sobre o Plano Diretor de Manejo de Águas Pluviais de Caçador, trazendo à tona a importância de um planejamento urbano adequado para o manejo sustentável de recursos hídricos e a prevenção de desastres, como enchentes.

O tema da universalização do saneamento básico é central para o desenvolvimento sustentável, pois envolve o fornecimento de serviços essenciais, como abastecimento de água, tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana. De acordo com dados recentes, o Brasil ainda enfrenta grandes desafios neste setor, com milhões de pessoas sem acesso adequado a esses serviços.

O evento, promovido pelo Comitê Peixe, espera contribuir para o debate e conscientização sobre a importância de políticas públicas efetivas para atingir as metas de universalização, que são fundamentais para a saúde pública, a preservação ambiental e a promoção da qualidade de vida. A iniciativa também reforça a necessidade de integração entre governos locais, estaduais e federais para garantir o acesso pleno aos serviços de saneamento em todo o país.

As inscrições para o evento podem ser feitas online através do link: https://forms.gle/cvK7vDyGcXURGGLo7

O XVI Fórum é uma iniciativa do Comitê Peixe e da Entidade Executiva UNC. O evento ainda conta com o apoio da Prefeitura de Piratuba, OAB/SC - Subseção de Joaçaba, CINCATARINA, SIMAE Joaçaba, Herval d'Oeste e Luzerna, SIMAE Capinzal e Ouro, CISAM Meio Oeste e VISAN.

Outras Notícias

Acidente entre Carro e Moto na Avenida Brasil Deixa Motociclista Ferido

Por volta das 06h40min da manhã de hoje, 20, um acidente de trânsito na Avenida Brasil, em Ipira, deixou um motocicli...

RFCC realiza caminhada em alusão ao outubro rosa

A Rede Feminina de Combate ao Câncer prepara para o dia 26 de outubro, a caminhada em alusão ao mês outubro rosa. A s...

Bispo Dom Mario visita estúdios da Piratuba FM

O Bispo Dom Mário, responsável pela Diocese de Joaçaba, visitou os estúdios da Piratuba FM. A presença do religioso f...

Secretaria de Cultura de Ipira e Senar realizam curso de costura

Dos dias 14 a 17 de outubro, 10 mulheres participaram do curso de costura, ofertado pela Secretaria de Cultura de Ipi...