
Cresol participa de formatura do curso técnico em pecuária leiteira para jovens agricultores do Oeste catarinense
Dia 4 de dezembro, a Cresol Desenvolvimento participou do encerramento do curso técnico em pecuária leiteira (PecJovem) envolvendo 32 jovens que atuam no meio rural nos municípios de Irani, Arabutã, Xavantina, Ipumirim e Lindoia do Sul. A Cresol que atua em boa parte da referida região, foi uma das instituições financeiras que apoiaram financeiramente a iniciativa que teve na coordenação dos trabalhos, as regionais da Epagri de Concórdia (SC) e Campos Novos (SC).
O Centro Multiuso de Irani (SC) foi o local escolhido para sediar a conclusão do curso que tinha na programação oficial, um café da manhã, palestra sobre sucessão familiar com a extensionista da Epagri, Cirlei Werlang, entrega de certificados e o almoço festivo.
O ‘PecJovem’ que iniciou ainda no mês de março e contou com 10 etapas, focou na capacitação dos participantes, visando a autonomia no processo produtivo, gestão técnica e econômica, almejando a sucessão familiar. Os encontros grupais aconteceram de forma intercalada com visitas de técnicos da Epagri às propriedades dos participantes, visando o planejamento adequado para cada propriedade, objetivando elucidar falhas existentes e identificar prioridades para melhorar o sistema produtivo através da construção coletiva de soluções.
O responsável pela carteira agro na agência da Cresol em Irani (SC), Willian Felipe Salvinski, acompanhou os associados da cooperativa de crédito nas etapas do curso e pôde ver de perto a evolução dos jovens a cada encontro realizado. “O aprendizado adquirido ao longo do curso, certamente, trará benefícios reais como a melhoria na produção e, consequentemente, um aumento na renda dessas famílias, além de fortalecer a ideia da sucessão e permanência dessas famílias no campo”, comentou.
O diretor Superintendente da Cresol Desenvolvimento, Giancarlo Resmini, esteve presente ao evento de formação dos jovens e ressaltou a importância do envolvimento da cooperativa na execução do projeto. “Para nós da Cresol é motivo de muito orgulho apoiar e prestigiar esse momento, até porque, a cooperativa que nesse ano completou 22 anos de história, surgiu justamente da necessidade de melhores condições para prover financeiramente os agricultores da época, incluindo os nossos sócios-fundadores.
Portanto, toda e qualquer atividade que venha a beneficiar as famílias que atuam no meio rural, encontrará na Cresol, o apoio e o respaldo necessários para a sua subsistência e perenidade’, completou o dirigente.