GAECO faz operação para apurar desvio de dinheiro público em Ponte Serrada

Na manhã desta sexta-feira (21/03), o Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO), em apoio a Procedimento Investigatório Criminal (PIC) instaurado pela 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê, com atuação regional na área de moralidade administrativa, deflagrou a Operação “Gol Contra”, com o objetivo de cumprir quatro mandados de busca e apreensão expedidos pela Vara Única da Comarca de Ponte Serrada.

A operação tem como finalidade a obtenção de provas relacionadas a supostas irregularidades na gestão financeira de eventos promovidos pelo Departamento Municipal de Esportes do Município de Ponte Serrada. As investigações apontam para a possível ocorrência de desvio de valores provenientes das inscrições em eventos esportivos, incluindo futsal, futebol e truco, além de outros valores relacionados a atividades organizadas pelo Departamento.

Há indícios de que dois servidores municipais, atuando em conluio, se apropriavam indevidamente desses valores, uma vez que atletas e familiares eram induzidos a efetuar pagamentos de inscrições e outras taxas em contas bancárias particulares dos próprios servidores. Os montantes arrecadados, no entanto, não eram repassados à Administração Pública, ocasionando prejuízos ao próprio Município.

As ordens judiciais estão sendo cumpridas nas residências dos servidores investigados, na sede do Departamento Municipal de Esportes e na Secretaria Municipal de Educação, Esportes Cultura e Lazer, todas localizadas na cidade de Ponte Serrada. As diligências estão sendo realizadas por equipes do GAECO de Santa Catarina, em conformidade com as diretrizes estabelecidas no procedimento investigatório em curso na 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Xanxerê.

Como funcionava o esquema

O nome foi escolhido por sua analogia com a dinâmica do futebol, um dos principais esportes envolvidos na investigação. Conforme o MPSC, os servidores investigados, ao invés de trabalharem para o desenvolvimento esportivo e o interesse público, teriam desviado recursos destinados à promoção de eventos esportivos, lesando a administração municipal e o próprio Departamento de Esportes.

Essa conduta, se comprovada, demonstra um prejuízo à coletividade e ao erário municipal. A operação tem como objetivo identificar a extensão dos desvios e garantir a devida responsabilização dos envolvidos. A investigação tramita sob sigilo e, assim que houver a publicidade dos autos, novas informações poderão ser divulgadas.

Atual FM

Outras Notícias

Idoso com mandado de prisão em aberto por estupro é preso em Piratuba

Um idoso, de 70 anos, foi preso por estupro de vulnerável. O fato ocorreu na terça-feira, 15. em Piratuba. Conform...

MP investiga possível caso de estupro em Piratuba

O Ministério Público abriu, nos últimos dias, investigação de um possível caso de estupro em Piratuba contra dois ado...

Incêndio em veículo mobiliza equipe de socorro na SC-390

Na manhã desta terça-feira (1º), por volta das 10h27, o Trem de Socorro de Piratuba foi acionado para atender a um in...

Acidente em Obra de Construção Civil em Piratuba Deixa Homem Ferido

Por volta das 07h09 desta terça, a Guarnição do ASU-537 foi acionada para atender a uma ocorrência de queda de nível ...