
A dificuldade maior está relacionada ao abastecimento de água, tanto para consumo humano quanto animal (Foto: Luís Dorneles Lopes/Epagri)
Epagri identifica seca em Piratuba no estágio moderado
A Epagri classificou como moderada a seca que vem atingindo Piratuba. O município é um dos 16 incluídos na relação, divulgado pelo Governo do Estado. As cidades afetadas são: Barra Bonita, Bandeirante, Belmonte, Guaraciaba, Itapiranga, Paraíso, Passo de Torres, Piratuba, Princesa, Romelândia, Santa Helena, Santiago do Sul, São João do Oeste, São João do Sul, Tunápolis e Xanxerê. Apenas Passo de Torres e São João do Sul não estão localizados nas regiões Oeste e Meio-Oeste.
Até o momento, o município de Piratuba não decretou situação de emergência. Segundo o Centro de Socioeconomia e Planejamento Agrícola da Epagri (Cepa), a falta de chuvas não afetou a safra de verão, como é o caso do milho e da soja 1ª safra, que está em fase de colheita. No entanto, lavouras como a soja, o milho e o feijão 2ª safra estão sendo afetadas, com uma possível redução na produtividade caso a estiagem persista.