
Gaeco investiga esquema de corrupção em compras de máquinas de costura em cidade de SC
Uma operação do Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) investiga supostas fraudes em licitações para a compra de máquinas de costura em Coronel Martins, no Oeste de Santa Catarina.
Na manhã desta quarta-feira (3), foram cumpridos cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados e nas sedes das empresas envolvidas, localizadas em Coronel Martins e São Lourenço do Oeste.
De acordo com o MPSC (Ministério Público de Santa Catarina), os processos licitatórios foram promovidos pelo município, com possível envolvimento de um servidor público comissionado e uma empresa do setor.
Durante a Operação Alinhavo, houve ainda uma prisão em flagrante por porte ilegal de arma de fogo.
A investigação aponta possível superfaturamento entre os envolvidos, resultando em prejuízos estimados em cerca de R$ 600 mil. Os trabalhos do Gaeco continuam sob sigilo.
Operação Alinhavo
O termo “alinhavo”, usado na costura para designar o ponto provisório que une peças de tecido antes da costura definitiva, foi adotado pelas autoridades para descrever um esquema investigado em licitações: os envolvidos simulavam concorrência para garantir a vitória de um grupo específico, conforme o MPSC.
Segundo as apurações, os investigados “alinhavavam” previamente os resultados dos certames, manipulando processos para favorecer determinados participantes.
O que diz a prefeitura?
O ND Mais tentou contato com a prefeitura de Coronol Martins por meio de ligação telefônica, porém não obtivemos respostas até a publicação da matéria. O espaço segue aberto para a manifestação.
NDMAIS