
Golpe do extintor: Tem vendedor se passando por bombeiro
Falsos vendedores de extintor de incêndio passaram pelo comércio de São Lourenço do Oeste forçando os lojistas a adquirirem o produto. De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, que recebeu as denúncias, os vendedores alegam que, o comerciante que comprar o extintor terá a vistoria dos bombeiros de São Lourenço do Oeste e que eles vão multar quem não estiver com o produto dentro do prazo de validade.
O Corpo de Bombeiros diz que, de acordo com a Constituição do Estado de Santa Catarina, a realização de vistorias nos Sistemas Preventivos Contra Incêndio e Pânico é privativa do Corpo de Bombeiros Militar. De igual forma preceitua uma lei que institui o poder de polícia ao Corpo de Bombeiros. "Nenhuma pessoa ou estabelecimento comercial está autorizado a realizar vistorias, vender equipamentos ou prestar quaisquer serviços em nome do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina", diz a nota enviada pelos bombeiros nesta terça-feira (23) à imprensa.
A nota ainda esclarece que as vistorias são realizadas por bombeiros devidamente identificados com a farda e insígnias da corporação. Nenhum bombeiro pode oferecer, indicar ou vender qualquer produto de segurança contra incêndio. Desta forma, orienta-se a não comprar extintores e equipamentos de segurança de quem utiliza estas falácias para vender. "Procure por estabelecimentos sérios, especializados na área, com local fixo para atendimento, que emitam nota fiscal e ofereçam garantia pelo produto".
As denúncias podem ser feitas através dos telefones 193 (bombeiros) ou 190 (Polícia Militar).
Fonte: MINUTTA.COM.BR