FRANCISCO BELTRÃO - Agricultor dá de comer a preso foragido e o convence a se entregar

"Eu sei que ele deve, mas a gente se comove de ver um ser humano naquela situação."


A Polícia Militar recapturou o quarto foragido da Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão/PR. Trata-se de Valter Schreineir Filho, 28 anos, que tinha escapado na segunda-feira com mais nove detentos. Ele chegou na residência do agricultor Antônio Jaci de Liz, morador da comunidade de Santo Isidoro, por volta das 7 horas, e foi convencido pelo proprietário a se entregar para a polícia.

O morador contou no programa Plantão Policial, do repórter Luiz Carlos Maciel, que estava na ordenha das vacas junto com sua esposa quando o fugitivo chegou em sua casa. "A gente levantou cedo e foi pra estrebaria para tirar leite, naquele momento nós fomos surpreendidos por esse sujeito. Ele chegou meio nervoso, alterado e queria ajuda. E daí eu fui falando que eu já sabia a situação dele, mandei ele se acalmar e ele foi parando, se acalmando." O preso é oriundo de Barracão e está cumprindo pena por furto. Ele já foi reconduzido para a Penitenciária Estadual de Beltrão.

De acordo com Antônio, o rapaz estava muito sujo, com calção jeans, camiseta e tênis, com muita fome e desorientado, pois não sabia ao certo onde estava. "Ele queria fugir, eu falei que não podia ajudar, o que eu podia fazer é dar de comer. Por que ele disse que tava comendo até soja. Fomos conversando e eu falei: rapaz vira esse jogo, tu é um piá novo. Dali um pouco ele disse, liga pra polícia que vou me entregar. Daí falei pra ele, eu vou te entregar depois que você comer bem, matar tua fome."

O agricultou disse que sua mulher estava nervosa, chorando bastante, mas ele conseguiu se manter calmo. Foram quase quatro horas de conversa com o foragido em sua casa. "Depois que ele comeu, olhou bem pra mim e disse pode ligar pra polícia. Daí apertei a mão dele bem firme, até então não sabia nem o nome dele. Porque eu falei que não queria nada com ele, só que deixasse eu e a muié em paz. Ele levantou os braços pra cima, disse que não ia fazer nada."

Segundo seu relato, o presidiário lhe contou que no momento da fuga cada preso tomou seu rumo. Valter acreditava que estava próximo de Salgado Filho. "Eu falei, rapaz tu tá aqui encostadinho. Ele falou que tava há três dias caminhando. Quando ele saiu de lá eu abracei ele, bati na cabeça e falei que iria rezar por ele. Ele disse que não aguentava mais. Eu sei que ele deve, mas a gente se comove de ver um ser humano naquela situação." A casa do produtor fica distante cerca de 15 quilômetros da penitenciária.

Na segunda-feira, a Polícia Civil de Capanema prendeu Bruno Leandro Guilhermino, 27, e na tarde de quarta, a Polícia Militar recapturou na rodovia entre Eneas Marques e Nova Esperança do Sudoeste, Rodrigo Sabino da Silva, 29, e Ricardo dos Santos, 24, ambos oriundos de Dois Vizinhos. As forças policiais continuam trabalhando intensamente para trazer de volta ao presídio mais seis presidiários que estavam foragidos até ontem à tarde: Charles Adriano Mariano de Lima, 27 anos; Fabio dos Passos, 24 anos; Fabio Fernando de Souza, 26 anos; Gilberto Ribeiro do Prado Ribas, 26 anos; José Vanderlei Ochoa Sendeski, 28 anos e Júlio César Brites, 31 anos.
JB


Fonte: ROBERTO LORENZON

Outras Notícias

MP abre denúncia por venda de terrenos irregulares em Alto Picadão, interior de Piratuba

O MP abriu denúncia contra dois homens por venda de terrenos irregulares em Piratuba. A comercialização aconteceu ent...

Mulher fica ferida após queda de motocicleta durante ultrapassagem

O Corpo de Bombeiros atendeu na terça, 22, a um acidente de trânsito envolvendo uma queda de motocicleta em Linha Cap...

Ex-namorado é o principal suspeito de esfaquear mulher em Piratuba

O principal suspeito de esfaquear uma mulher em Piratuba, é o ex-namorado da vítima. A tentativa de feminicídio ac...

Idoso com mandado de prisão em aberto por estupro é preso em Piratuba

Um idoso, de 70 anos, foi preso por estupro de vulnerável. O fato ocorreu na terça-feira, 15. em Piratuba. Conform...