Foto: Marília Sutil Oliveira / Prefeitura de Urupema

SC registra temperaturas negativas nesta quarta-feira e frio volta a predominar nesta quinta

As temperaturas baixas, que chegaram a -2,8ºC em Urupema na madrugada desta quarta-feira, 18, irão se repetir na madrugada de quinta, 19, quando a condição de geada nas áreas altas do Planalto e do Meio-Oeste voltam a predominar. A previsão é da Epagri/Ciram que indica uma quinta-feira de sol, poucas nuvens e temperaturas em elevação durante o dia.

Na madrugada desta quarta, além de Urupema, Bom Jardim da Serra também registrou temperatura negativa, com -1,4°C e formação de geada. Em São Joaquim, a mínima registrada foi de -1ºC. Em algumas cidades altas da Serra, do Oeste e do Meio-Oeste, a temperatura ficou próxima a 1°C. Na maior parte do Litoral, a temperatura não passou de 10°C.

As temperaturas vão sofrer leve elevação no decorrer desta quarta, que é marcada pela presença de nuvens na maior parte do dia, podendo ficar mais aberto para o final de tarde.

Além do frio intenso, a previsão do tempo também indica a presença de maré alta até sexta-feira. Ela pode provocar alagamentos em regiões mais baixas do Litoral de SC, como ocorreu nesta terça-feira, em Florianópolis, no Sul da Ilha. O mar também fica agitado, com ondas que podem chegar entre 2 e 3 metros.

A Defesa Civil de SC orienta que problemas relacionado ao tempo como alagamentos devem ser comunicados à coordenadoria municipal do órgão, através do telefone de emergência 199, ou ao Corpo de Bombeiros, no número 193.

O frio também traz o alerta para a gripe. A queda da temperatura provoca o aumento dos casos das doenças respiratórias. Por isso, é necessário tomar alguns cuidados para evitar o contágio. A gerente de Vigilância de Doenças Imunopreviníveis e Imunização, Vanessa Vieira da Silva, orienta que as pessoas mantenham as janelas abertas e ventilem os ambientes, lavem muito bem as mãos e, sempre que tossir ou espirrar, cubram a boca com lenço descartável ou com o antebraço.

Se apresentar os sintomas da gripe, é ncessário procurar imediatamente a um serviço de saúde para buscar tratamento adequado; após o início do tratamento, deve-se evitar sair de casa no período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas); evitar aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados e adotar hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Lembrando que até dia 20 deste mês vai a campanha nacional contra a gripe. Devem receber a vacina indivíduos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), trabalhadores de saúde, os povos indígenas e os grupos portadores de doenças crônicas e outras condições clínicas especiais.

Por: Central de Meteorologia
Epagri/Ciram

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...