
SC registra a maior temperatura do Brasil na tarde desta terça-feira
Blumenau teve 41,3°C, mas maior sensação de calor, foi em Joinville.
Nem mesmo o Nordeste brasileiro ou os países do Oriente Médio tiveram uma terça-feira tão quente. A conclusão é do meteorologista da Epagri Ciram, órgão estadual de monitoramento do clima, Marcelo Martins.
A maior sensação de calor do dia foi registrada no Bairro Vila Nova, em Joinville, onde a combinação de alta temperatura e umidade relativa do ar fez os moradores sentirem na pele como se estivessem encarando 56°C. Mas a maior temperatura do dia é de Blumenau, onde os termômetros do Alertablu, da prefeitura da cidade, registraram 41,3°C na tarde desta terça.
Segundo Bianca Souza, da Central RBS de Meteorologia em SC, essa temperatura é a maior temperatura registrada em Blumenau, desde que começaram as medições pelo AlertaBlu em Janeiro de 2014. E a maior registrada no Brasil nesta terça-feira.
Em Florianópolis, onde fez 37,4°C com sensação de 45°C, segundo Bianca, é o dia mais quente registrado desde dezembro de 2012.
Para se ter uma ideia, no Rio de Janeiro os termômetros marcavam 39°C às 15h, enquanto no Nordeste a maior temperatura era de São João do Piauí, com 37,2°C. Mesmo regiões semi-desérticas, como no Oriente Médio, que costumam registrar altas temperaturas durante o dia, a máxima não passou de 30°C, segundo Martins. Em Dubai, por exemplo, a máxima foi de 29°C.
Confira as cidades catarinenses com maior temperatura em SC:
Blumenau: 41,3°C com sensação de 44°C
Joinville: 39,67°C com sensação de 56°C
Corupá: 40,1°C com sensação de 47°C
Jaraguá do Sul: 39,8°C com sensação de 45°C
Florianópolis: 37,4°C com sensação de 45°C
Fontes: Epagri Ciram/Alertablu/Central RBS de Meteorologia SC
Fonte: WH3
AM