Interromper um espirro pode fazer mal para a audição



O espirro é uma ação involuntária que serve para nosso organismo se livrar de algo que está incomodando: pólen, partículas de poeira, fumaça ou cheiro forte.

É inconfundível o som de um espirro, mesmo que na multidão. Mas muitas pessoas, com vergonha desse ato involuntário que é responsável por dissipar cerca de 30 mil gotículas de saliva de cada vez, acabam segurando ou interrompendo o espiro. Porém essa prática pode levar à perda auditiva.

A pressão de ar causada neste momento pode chegar aos 150 km/h e quem o segura submete aos ouvidos a todo esse deslocamento de ar. “Com isso podemos ter sangramento nasal e até o rompimento dos tímpanos, que leva, consequentemente, a perda de audição”, explica a médica do Hospital IPO, Lisandra Arima.

O espirro é uma ação involuntária que serve para nosso organismo se livrar de algo que está incomodando: pólen, partículas de poeira, fumaça ou cheiro forte. “Essas partículas entram em contato com a mucosa do nariz, o que gera um reflexo para tentar limpá-la”, explica a médica.

Segundo a especialista, àquelas pessoas que já tiveram esse hábito é bom não arriscar, pois a distinção do espirro que pode ou não romper os tímpanos depende apenas da pressão feita no momento. “Quem já teve problema no ouvido acaba sendo mais sensível”, explica.

A médica conta ainda que: “o correto é soltar o espirro de forma natural e, de preferência, na manga da camisa, de forma que a saliva -- que contenha bactérias ou vírus -- não se dissipe no ambiente, podendo transmitir doenças”, ensina.

Fonte: DIÁRIO CAÇADORENSE
AM

Outras Notícias

Aconselhamento de 3 minutos em serviços de saúde pode frear tabagismo

Se todos os profissionais de saúde aproveitassem as consultas com pacientes fumantes para oferecer um breve aconselha...

Familiares de pacientes com TEA, TDAH e TOD participam de reunião em Piratuba

Famílias de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), TDAH, TOD e outros diagnósticos partici...

14 Piratubenses participam de mais uma caravana para doação de sangue no Hemosc

Um grupo de 14 piratubenses participou, no dia 25 de julho, de mais uma caravana para doação de sangue, organizada pe...

Vereadores de Ipira aprovam projeto que concede auxílio alimentação a motoristas da saúde e assistência social

Os vereadores de Ipira aprovaram na terça, 15, o Projeto de Lei que concede auxílio alimentação para os motoristas da...