MEC publica edital com mudanças no Enem 2017; taxa de inscrição tem reajuste de 20%

Inscrições para o exame serão abertas dia 8 e vão até 19 de maio

O edital da edição de 2017 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi publicado nesta segunda-feira (10) no Diário Oficial da União. A principal alteração é que as provas este ano serão aplicadas em dois domingos seguidos, dias 5 e 12 de novembro, e não mais em um único fim de semana. As inscrições serão feitas das 10h do dia 8 de maio às 23h59 do dia 19 do mesmo mês no site do exame.

A taxa de inscrição passou de R$ 68 para R$ 82, um reajuste de 20,5%. O pagamento deverá ser feito até o dia 25 de maio. Estão isentos alunos de escolas públicas concluintes do ensino médio em 2017, participantes carentes, de acordo com o cadastro no CadÚnico do governo federal, e estudantes que se enquadrarem nas exigências da lei 12.799/2013, que trata das isenções em processos seletivos federais.

Até o ano passado, o pedido de gratuidade ocorria por meio de autodeclaração. Nesta edição, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) poderá consultar o cadastro do CadÚnico para verificar se o candidato cumpre com as exigências para isenção do pagamento da taxa. O participante que tiver sua solicitação de carência indeferida deverá gerar a guia de pagamento no site do Enem.

Outra mudança é que o candidato que solicitar a isenção e não comparecer nas provas, terá de anexar documentos que justifiquem a ausência para conseguir nova edição em 2018, como atestado médico, documento judicial ou boletim de ocorrência. Antes, era necessário apenas justificar a ausência durante a nova inscrição.

Participantes deficientes ou com outra condição especial poderão solicitar tempo adicional para as provas de uma hora no ato da inscrição. No entanto, a partir de agora será necessário incluir um laudo para comprovar o atendimento especial durante a inscrição. O resultado da análise será disponibilizado na página do participante. Até o ano passado, o laudo era exigido apenas no dia das provas.
Para candidatos que não se enquadram no atendimento especializado, mas precisam de algum recurso para a prova devem incluir a opção "outra condição específica" durante a inscrição.

Para esta edição também houve alteração na ordem das provas. Linguagens e redação, que antes ficavam no segundo dia, agora passam para o primeiro dia de aplicação, juntamente com ciências humanas. No segundo dia, os candidatos responderão questões de ciências da natureza e matemática.

Outra mudança é que os candidatos receberão cadernos de questão personalizados, com o nome e número da inscrição, juntamente com o cartão de respostas. Até o ano passado, o cartão era entregue separado e os participantes precisavam fazer uma identificação de acordo com a cor da sua prova.

Inscrições
Das 10h do dia 8 de maio às 23h59 do dia 19 de maio.

Datas
5 e 12 de novembro de 2017 (dois domingos consecutivos).

Horários
Assim como no ano passado, os portões serão abertos ao meio-dia e fechados às 13h. As provas terão início às 13h30.

Provas
Primeiro dia: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Redação e Ciências da Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas e 30 minutos.

Segundo dia: Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com duração de 4 horas e 30 minutos.


Fonte: WH3

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...