Do papel e caneta à evolução digital: o Jeep Raid é pura tecnologia

“Nos primórdios do Jeep Raid no Brasil, na década de 80, o controle era feito com papel e caneta, calculadora. Então para fazer o levantamento de uma prova era muito mais difícil”, conta André Munhoz, apurador das provas da Copa Scherer 4x4 Carbon Free, sobre a evolução das provas de Jeep Raid, principalmente no que diz respeito à tecnologia das planilhas de prova, usadas nos grandes campeonatos da modalidade, inclusive na Copa Scherer 4x4 Carbon Free.

As primeiras provas eram apuradas minutos a minuto, enquanto hoje, um décimo de segundo já pode modificar os resultados finais. “Evoluímos muito! As planilhas eram feitas à mão, passadas à limpo, feitas inúmeras fotocopias e todos os cálculos eram manuais”, comenta André, que possui mais de 12 anos de experiência e inúmeros títulos.

Para dinamizar e melhorar ainda mais as provas de regularidade, desde 2013, aproximadamente, vários pilotos e navegadores já utilizam a planilha digital, mas muitos ainda não abrem mão da planilha em papel. “De lá pra cá vieram muitas novidades, muitos desafios para competidores e organizadores. Se chegarmos, daqui um tempo, numa fase onde a planilha em papel for abolida, dará aos organizadores maior maleabilidade na organização da prova, pois até minutos antes da largada ele poderá mudar o trajeto”, explica.

Além da planilha digital, muitas equipes já aderem ao Sensor Blue, que consiste numa interface micro controlada encapsulada em uma “caixinha preta” que recebe o sinal de uma botoeira externa e do sensor instalado na roda (ou no câmbio). Dessa forma transmite estes dados via bluetooth para um celular ou tablet, transformando um celular, por exemplo, em um computador de bordo.

Sobre os benefícios da tecnologia aplicada às provas de jeep raid, André explica, que num contexto geral as provas ficaram mais fáceis. “O equipamento pode ser programado da forma que o piloto e o navegador quiserem. Também se tem a chance de se ter equipamentos reserva com facilidade, se der problema no sensor do carro, pode-se se andar com o GPS do tablete, perdendo um pouco da precisão, mas não a prova. Num parâmetro geral as provas ficaram mais fáceis, mas também mais difíceis. Pois se está mais fácil para todos, logo é mais difícil ganhar a prova”, expõe.
Copa Scherer 4x4 Carbon Free

O termo Carbon Free está ligado ao compromisso ambiental dos competidores e patrocinadores. Todo o carbono emitido pelos veículos é neutralizado por meio do plantio de árvores nativas, sendo que a cada 100 km percorridos por veículo, uma árvore é plantada.

Todas as etapas da Copa Scherer contam com o patrocínio das marcas Scherer, Sabó, Mahle, Monroe e Tecfil. Também conta com o apoio das empresas Trilha SC, Gratt, Sopasta, Berg, Hotel Kirst, Fidelys e Fullgaz. A próxima etapa da Copa Scherer acontece em Videira (SC), dia 01 de julho.

Por: Carla Dildey

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