Sobrevivente do acidente com voo da Chape, Henzel lança livro que conta detalhes do dia da tragédia

Único jornalista sobrevivente do acidente com o voo da Chapecoense em novembro de 2016, Rafael Henzel reuniu sua experiência e a nova forma de ver a vida em um livro que será lançado na noite desta terça-feira (20) no Rio de Janeiro. Em Santa Catarina, o lançamento deve ser no próximo mês na Arena Condá, em Chapecó.

"Viva como se estivesse de partida" conta os detalhes do dia do acidente e também o que vem acontecendo com o jornalista nos últimos meses. Para Henzel, o livro é uma forma de retribuir o carinho recebido.

“É inesquecível tudo o que aconteceu, mas tão importante quanto lembrar, é viver. Voltar a viver. Deus deu essa dádiva e a gente tem que aproveitar essa graça e seguir vivendo”, afirma Henzel.

Ele foi um dos seis sobreviventes do voo que levava jogadores e dirigentes da Chapecoense e também jornalistas até a Colômbia para a primeira partida final da Copa Sul Americana. A aeronave se chocou contra um morro pouco antes de chegar a Medelín e deixou 71 mortos.

“As pessoas vinham chorando e a gente sorria dizendo ‘olha, agora vamos viver a vida', lembrar de quem se foi, vamos lembrar eternamente, mas a gente precisa viver”, diz Henzel.

‘Final positivo’
Agora, quando está em casa em Chapecó, Henzel gosta de passar a maior parte do tempo ao lado do filho de 12 anos. “A gente fica até duas horas jogando só no mesmo jogo para ver quem é melhor, só que eu normalmente ganho", diz o filho, Otávio Valmorbida.

"A família se uniu muito, chorou muito. Serviu para unir ainda mais e teve esse final positivo, não só o ponto de vista da minha vida, mas da vida dos que me cercam. Acho que isso é o principal", diz Henzel.

Segundo Jussara Érsico, mulher de Henzel, a família sempre foi muito unida, mas os momentos juntos começaram a ser ainda mais valorizados após o acidente.

"A gente faz sempre tudo junto, nunca está separado um do outro. A gente já fazia isso antes, mas agora com mais frequência. Às vezes no carro ele está dirigindo e eu digo ‘meu Deus, obrigada’ porque quantas famílias queriam ter o marido, o filho ali perto”, conta Jussara.
"Até hoje eu rezo muito e só agradeço porque a gente não tem nada a pedir, só agradecer", diz a mãe de Rafael, Lídia Valmorbida.

Dois livros em um mês
No início do mês, a repórter da RBS TV Isabella Fernandez também lançou um livro que reúne as cartas escritas para o companheiro, o jornalista Giovane Klein, uma das 71 vítimas do acidente. Com 122 páginas, o livro tem 22 textos - oito já publicados na internet.

Fonte: G1

Outras Notícias

APAE de Ipira participa do Encontro dos Autodefensores das APAEs do Meio Oeste

A Escola Sementes de Esperança – APAE – de Ipira iniciou as atividades alusivas à Semana Nacional da Pessoal com Defi...

Projeto Música é 10 de Ipira conta com apoio do Consórcio Machadinho

O Projeto Música é 10 acontece no Espaço Cultural de Ipira, e visa fomentar atividades de cunho cultural e artístico,...

Produtor colhe mandioca de 142 kg em Ipira

O produtor Ipirense Vanderlei Franke retirou, na última semana, a raiz de 142KG de mandioca de sua propriedade, no in...

Nego Azeredo assina ficha e se filia no Partido Liberal

O atual vice-prefeito de Piratuba, Altair de Azeredo, assinou no sábado, 16, a ficha de filiação no PL – Partido Libe...