Grêmio perde para o Avaí na Arena e se distancia da liderança do Brasileirão

Renato tinha razão em seu alerta e alcançar o Corinthians começa a virar missão impossível para o Grêmio neste Brasileirão. Na tarde nublada deste domingo, depois de pressionar a partida inteira, o time cometeu dois descuidos fatais e perdeu por 2 a 0 para o Avaí.

Agora, são 10 pontos atrás do líder. E ainda com o Flamengo no meio do caminho.

Como outros adversários que pisaram neste ano o gramado da Arena, o Avaí não se constrangeu em ser encaixotado, como quem se encolhe para suportar a pressão. Marcou em seu campo, sem sair do lugar, e com isso, muita vezes, impediu que o Grêmio se infiltrasse. Uma sensação de jogo lento, abaixo da voltagem normal, instalou-se na Arena.

A torcida compreendeu, desde cedo, que a partida seria um teste de paciência. Não reclamou quando os passes saíam errados ou batiam nas linhas defensivas e era preciso recomeçar o lance.

Diante disso, a solução, óbvia, foi arrematar de longe. O que Ramiro fez logo a dois minutos. Viu-se aí, pela primeira vez, o que ocorreria durante todo o primeiro tempo: a competência do goleiro Douglas.

Buscar espaço pelos lados foi o plano B. Ou pela direita, com Ramiro convertido em atacante, ou na esquerda, com Fernandinho, o substituto do lesionado Pedro Rocha. Nesse caso, ficava evidente o prejuízo da ausência de Rocha, que retirava da equipe o drible vertical e a capacidade de aproveitar melhor os passes longos de Michel e Arthur.

Aos cinco minutos, Luan recuperou a bola na intermediária, deu a Cortez, que serviu a Fernandinho, mas o cruzamento foi errado.

Depois do chute de Judson, o primeiro do Avaí, a seis minutos, Fernandinho deixou Leandro Silva para trás, mas não evitou que a bola escapasse pelo fundo do campo.

Douglas seguiu como personagem. Aos nove, espalmou a escanteio chute de Arthur. Só que havia impedimento de Barrios.

Para a torcida, restava a impressão de que a defesa do Avaí lembrava uma parede pronta a ser derrubada pelas marteladas. Na prática, porém, era diferente. Aos14, foi a vez de Fernandinho tentar a longa distância, para defesa igual de Douglas. O volume aumentou. Aos, 16, Luan outra vez desarmou, deu a Barrios, recebeu a devolução à frente e concluiu alto.

O gol parecia iminente. A 22, em passe de Cortez, Fernandinho arrematou,Douglas defendeu para a frente e, na volta, Luan chutou alto.

A tentativa seguinte, já aos 38, foi de Edílson e, mais uma vez, Douglas brilhou. O que voltaria a se verificar pouco depois, desta vez com o goleiro do Avaí jogando-se na frente de Lucas Barrios, que havia batido forte.

O segundo tempo começou sem que Renato modificasse o time e também com um susto, quando Joel ganhou na corrida de Cortez e errou o arremate.

A bola aérea também virou recurso. Aos quatro, Barrios cabeceou por cima, para reclamação de Geromel, que esperava pelo passe. Com o total controle das ações, o Grêmio passou a acionar os lados do campo, sobretudo com Edílson. Também acelerou os movimentos, com Arthur e Ramiro. Aos 12, Simião cortou com a mão passe de Ramiro e o pênalti foi marcado. O sofrimento, enfim, parecia prestea a terminar. Só que, na cobrança forte de Edílson, Douglas, novamente, foi salvador. Como seria nos instantes seguintes, na bicicleta de Geromel e na conclusão de Kannemann. Renato, então, recorreu a Bolaños. Uma nova tentativa de furar um bloqueio que se revelava insuperável. Só que o pior ainda estava por vir. A 27, Simião, sem marcadores na frente da área, bateu com violência e venceu Leo.

Fim do pesadelo? Não. Aos 39, no contra-atque, Júnior Dutra fez 2 a 0 e fez com que a torcida saísse mais cedo da Arena.

BRASILEIRÃO, 12ª RODADA, 9/7/2017

GRÊMIO
Leo; Edílson (Everton, 28¿/2º), Geromel, Kannemann e Bruno Cortez; Michel e Arthur (Bolaños, 21¿/2º); Ramiro, Luan e Fernandinho; Lucas Barrios (Lincoln, 39¿/2°).
Técnico: Renato Portaluppi

AVAÍ
Douglas; Leandro Silva, Betão, Alemão e Capa; Luan (Simião, 24¿/1°), Judson e Pedro Castro; Juan (Willians Santana, 32¿/2º), Rômulo (Júnior Dutra, 22¿/2º) e Joel.
Técnico: Claudinei Oliveira

Gols: Simião (A), aos 27 e Júnior Dutra (A), a 39 do segundo tempo

Amarelos: Joel, Luan, Pedro Castro, Simião, Capa (A), Luan (G)

Expulsão: Joel (A)

Arbitragem: Wagner Reway, auxiliado por Fabio Rodrigo Rubinho e Marcelo Grando (trio mato-grossense).

Renda: R$ 960.304,00
Público: 29.268 (27.222 pagantes)
Local: Arena do Grêmio

PRÓXIMO JOGO – BRASILEIRÃO
13/7/2017, 5ª FEIRA, 19H30MIN
FLAMENGO X GRÊMIO

RÁDIO PIRATUBA FM/ CLIC RBS
A. M

Outras Notícias

Karatê de Piratuba participa de competição em São Paulo neste final de semana

Os atletas do Karatê de Piratuba viajam até São Paulo para participar da edição deste ano do Troféu Brasil de Karatê ...

Master de Capinzal vence a equipe da AARP por 5 a 2

A Associação Atlética Riopeixense recebeu neste sábado, 13, a equipe do Master de Capinzal. A partida terminou com vi...

Piratuba conquista segundo lugar na 1ª Etapa do Estadual de Karatê

Os atletas de Piratuba fizeram bonito e conquistaram o segundo lugar na classificação geral da 1ª Etapa do Estadual d...

Piratuba vai bem no catarinense de Karatê e garante vaga para Copa do Brasil

A equipe de Karatê de Piratuba foi bem no estadual de Karatê Interestilos, realizado em Ipira, e assegurou uma vaga n...