Grêmio perde para a Chapecoense e vê diferença para Corinthians crescer

O Grêmio até usou maior parte de seus titulares, mas não conseguiu superar a Chapecoense na tarde deste domingo na Arena em jogo válido pela 24ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Tricolor acabou derrotado por 1 a 0 e viu a diferença para o líder Corinthians subir para 10 pontos.

Arthur Caike foi o autor do único gol da partida aos 40 segundos do segundo tempo. Com a derrota, o Grêmio para em 43 pontos. O Corinthians, que venceu o Vasco da Gama com um gol polêmico de Jô, agora tem 53. A Chapecoense é 14ª colocada, com 28 pontos.

O Tricolor agora volta todas as suas atenções para o jogo de volta das quartas de final da Libertadores diante do Botafogo nesta quarta-feira, às 21h45min, na Arena. Pelo Brasileirão, o próximo compromisso é diante do Bahia, no próximo domingo, em Salvador.


O jogo

Mesmo com o jogo contra o Botafogo pela Libertadores já na na próxima quarta-feira, o técnico Renato Portaluppi escalou a equipe com a maior parte dos titulares para enfrentar a Chapecoense neste domingo na Arena. Kannemann, Lucas Barrios e Edilson foram os titulares poupados – os dois primeiros ficaram no banco enquanto o lateral sequer foi relacionado para a partida.

A novidade no Grêmio foi a presença do centroavante Jael, que volta ao time após seis meses afastado dos gramados. Ele atuou como homem mais adiantado, com Fernandinho, Ramiro e Everton formando a linha de três meias logo atrás. Ramiro mais uma vez atuou centralizado, como havia ocorrido no jogo com o Botafogo na última quarta-feira.

Talvez motivado pela presença da Jael como referência na área, o Grêmio abusou dos cruzamentos ao longo do primeiro tempo. Foram 19 ao todo e apenas dois certos. Em um desses, o Tricolor teve sua única finalização no alvo na primeira etapa. Aos 27, Léo Moura cruzou da direita e Jael conseguiu o cabeceio, mas mandou fraco para defesa tranquila de Jandrei. Além desse lance, o Grêmio chegou com perigo a 1 minuto, em chute de Fernandinho que passou raspando à trave, e com Ramiro, que recebeu belo lançamento de Arthur às costas da defesa, conseguiu o domínio, mas finalizou para fora aos 11.

Apesar de o Grêmio ter tido o domínio da etapa inicial foi a Chapecoense quem conseguiu as melhores oportunidades antes do intervalo. Aos 42, Reinaldo bateu lateral para a área, Bressan perdeu o tempo da bola e Wellington Paulista cabeceou para grande defesa de Marcelo Grohe. Mas o grande lance do primeiro tempo ainda estava por vir. Aos 44, Wellington Paulista viu Marcelo Grohe adiantado e arriscou ainda do campo de defesa por cobertura, mas o goleiro gremista conseguiu se recuperar e mandou para escanteio.

A Chapecoense, que havia tido duas chances claras no final do primeiro tempo, abriu o placar logo no início do segundo. Com apenas 40 segundos, Arthur Caike chutou da entrada da área, a bola desviou em Thyere e tirou Marcelo Grohe da jogada antes de morrer no fundo do gol, 1 a 0.

Com o gol do time catarinense, Renato Portaluppi fez duas mudanças logo aos 5 minutos. Arroyo e o garoto Patrick foram chamados para os lugares de Everton e Ramiro, que tiveram atuações apagadas. Mesmo com as mudanças, o Grêmio seguiu sem encontrar espaços na fechada defesa da Chapecoense. Aos 14, Fernandinho tentou novamente de fora da área uma bola que passou perto.

O tempo foi passando e o desespero do Grêmio ia abrindo espaços para a Chapecoense. Aos 15, novamente Wellington Paulista arriscou de longe, mas dessa vez mandou para fora. Aos 17, a saída providencial de Grohe impediu a jogada perigosa Penilla.

Renato mandou a campo um dos titulares que estava no banco aos 25. Lucas Barrios ingressou de Jael na última alteração gremista na partida. Porém, a entrada do centroavante titular em nada alterou o panorama da partida. O Grêmio seguiu sem capacidade de furar a boa marcação da Chape. As chances vieram em faltas na entrada da área, mas Arroyo, aos 30, e Fernandinho, aos 40, não pegarem bem na bola.

Aos 46, o Grêmio teve sua grande chance para o empate. Após lateral batida por Cortez direto para a área, a bola caiu nos pés de Lucas Barrios, que bateu de primeira, mas mandou para fora. E terminou assim mesmo na Arena: Grêmio 0 x 1 Chapecoense.

Brasileirão – 24ª rodada

Grêmio - 0

Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Thyere, Cortez; Michel, Arthur (Patrick), Ramiro, Everton (Arroyo), Fernandinho; Jael (Barrios). Técnico: Renato Portaluppi

Chapecoense - 1

Jandrei; Apodi, Fabrício Bruno, Douglas Grolli, Reinaldo; Moisés Ribeiro, Lucas Marques, Canteros (Lucas Marques), Alan Ruschel (Penilla)e Arthur Caike (Luiz Antônio); Wellington Paulista. Técnico: Emerson Cris

Gol: Arthur Caike (1min/2ºT)

Cartões amarelos: Michel (GRE); Canteros, Wellington Paulista, Alan Ruschel, Grolli (CHA)

Arbitragem: Marcelo de Lima Henrique (RJ), auxiliado por Dibret Pedrosa Moises (RJ) e Michael Correia (RJ)

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

CORREIO DO POVO
A.M

Outras Notícias

Karatê de Piratuba participa de competição em São Paulo neste final de semana

Os atletas do Karatê de Piratuba viajam até São Paulo para participar da edição deste ano do Troféu Brasil de Karatê ...

Master de Capinzal vence a equipe da AARP por 5 a 2

A Associação Atlética Riopeixense recebeu neste sábado, 13, a equipe do Master de Capinzal. A partida terminou com vi...

Piratuba conquista segundo lugar na 1ª Etapa do Estadual de Karatê

Os atletas de Piratuba fizeram bonito e conquistaram o segundo lugar na classificação geral da 1ª Etapa do Estadual d...

Piratuba vai bem no catarinense de Karatê e garante vaga para Copa do Brasil

A equipe de Karatê de Piratuba foi bem no estadual de Karatê Interestilos, realizado em Ipira, e assegurou uma vaga n...