Fibromialgia e Lúpus: especialistas explicam o que são essas doenças

A fibromialgia não tem cura, mas tem tratamento, assim como o Lúpus. Veja a explicação dos especialistas.
Duas estrelas do pop anunciaram que estavam com duas doenças nos últimos dias. Lady Gaga cancelou o show no Rock in Rio e a turnê pela Europa por causa da fibromialgia. Já Selena Gomez, postou uma foto do transplante de rim por causa do Lúpus. Você sabe o que são essas duas condições? O Bem Estar conversou com especialistas para falar de sintomas e tratamentos.

Fibromialgia: o que é?
A fibromialgia é uma doença que aumenta a sensibilidade à dor através de nervos - é como se o paciente tivesse mais nervos mandando informação de dor para o cérebro. No Bem Estar desta segunda-feira (18), o neurologista Daniel Ciampi e a reumatologista Emília Sato explicaram que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, com medicamentos e também atividade física.

Antigamente, achava-se que as pessoas com fibromialgia tinham um problema nos músculos, mas hoje se sabe que quem sofre dessa síndrome tem uma alteração no processamento da informação da dor na medula e no cérebro. Por isso, sentem a dor de uma forma muito mais intensa e por muito tempo. A síndrome pode estar sozinha ou relacionada com outras doenças.

Entre os sintomas da fibromialgia estão: dor, cansaço que não melhora com repouso, ansiedade e sono não reparador. A dor é difusa, espalhada pelo corpo, que hora está em um lugar, hora no outro. Quem tem a síndrome tem muita dificuldade em discriminar a dor. O neurologista explica que, na maioria das vezes, a dor está na região da cintura pélvica, num lado do ombro, no dorso e na lombar.

Os tratamentos para a fibromialgia são: atividade física, alguns antidepressivos, alguns anticonvulsivantes e ansiolíticos. A atividade física melhora a atenção, a pessoa entende mais a dor e adere melhor ao tratamento – o sono fica mais reparador, a musculatura fica mais solta e a dor diminui.

Lúpus: o que é?
Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Ele pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mas as mulheres são muito mais acometidas. Os sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (meses) ou mais rapidamente (semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. Os tipos principais são: cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, que um ou mais órgãos internos são acometidos.

Apesar de ser uma doença crônica, o lúpus tem tratamento e na maioria dos casos a pessoa tem uma vida com boa qualidade. Não existe remédio que leve à cura, mas se o paciente for acompanhado pelo médico, tiver hábitos saudáveis e alguns cuidados, pode viver bem.

Pessoas com lúpus precisam tomar alguns cuidados. Evitar se expor ao sol (sempre usar protetor), evitar uso de anticoncepcional à base de estrógeno, ter uma dieta saudável, fazer atividade física, não fumar e fazer acompanhamento médico.
Alguns sintomas são gerais, como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão, como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.
Embora a causa do Lúpus não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam do seu desenvolvimento.



Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

14 Piratubenses participam de mais uma caravana para doação de sangue no Hemosc

Um grupo de 14 piratubenses participou, no dia 25 de julho, de mais uma caravana para doação de sangue, organizada pe...

Vereadores de Ipira aprovam projeto que concede auxílio alimentação a motoristas da saúde e assistência social

Os vereadores de Ipira aprovaram na terça, 15, o Projeto de Lei que concede auxílio alimentação para os motoristas da...

Saúde de Ipira realiza novo encontro do Maternar no dia 23 de Julho

A Secretaria Municipal de Saúde promove, no dia 23 de julho, mais um encontro do Maternar, a partir das 18h no Centro...

Ipira adere ao programa Penso, Logo Destino

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipira aderiu ao programa “Penso, Logo Destino” uma iniciativa entre o Instituto do...