Fibromialgia e Lúpus: especialistas explicam o que são essas doenças

A fibromialgia não tem cura, mas tem tratamento, assim como o Lúpus. Veja a explicação dos especialistas.
Duas estrelas do pop anunciaram que estavam com duas doenças nos últimos dias. Lady Gaga cancelou o show no Rock in Rio e a turnê pela Europa por causa da fibromialgia. Já Selena Gomez, postou uma foto do transplante de rim por causa do Lúpus. Você sabe o que são essas duas condições? O Bem Estar conversou com especialistas para falar de sintomas e tratamentos.

Fibromialgia: o que é?
A fibromialgia é uma doença que aumenta a sensibilidade à dor através de nervos - é como se o paciente tivesse mais nervos mandando informação de dor para o cérebro. No Bem Estar desta segunda-feira (18), o neurologista Daniel Ciampi e a reumatologista Emília Sato explicaram que, apesar de não ter cura, a doença tem tratamento, com medicamentos e também atividade física.

Antigamente, achava-se que as pessoas com fibromialgia tinham um problema nos músculos, mas hoje se sabe que quem sofre dessa síndrome tem uma alteração no processamento da informação da dor na medula e no cérebro. Por isso, sentem a dor de uma forma muito mais intensa e por muito tempo. A síndrome pode estar sozinha ou relacionada com outras doenças.

Entre os sintomas da fibromialgia estão: dor, cansaço que não melhora com repouso, ansiedade e sono não reparador. A dor é difusa, espalhada pelo corpo, que hora está em um lugar, hora no outro. Quem tem a síndrome tem muita dificuldade em discriminar a dor. O neurologista explica que, na maioria das vezes, a dor está na região da cintura pélvica, num lado do ombro, no dorso e na lombar.

Os tratamentos para a fibromialgia são: atividade física, alguns antidepressivos, alguns anticonvulsivantes e ansiolíticos. A atividade física melhora a atenção, a pessoa entende mais a dor e adere melhor ao tratamento – o sono fica mais reparador, a musculatura fica mais solta e a dor diminui.

Lúpus: o que é?
Lúpus é uma doença inflamatória crônica de origem autoimune. Ele pode ocorrer em pessoas de qualquer idade, raça e sexo, mas as mulheres são muito mais acometidas. Os sintomas podem surgir em diversos órgãos de forma lenta e progressiva (meses) ou mais rapidamente (semanas) e variam com fases de atividade e de remissão. Os tipos principais são: cutâneo, que se manifesta apenas com manchas na pele, e o sistêmico, que um ou mais órgãos internos são acometidos.

Apesar de ser uma doença crônica, o lúpus tem tratamento e na maioria dos casos a pessoa tem uma vida com boa qualidade. Não existe remédio que leve à cura, mas se o paciente for acompanhado pelo médico, tiver hábitos saudáveis e alguns cuidados, pode viver bem.

Pessoas com lúpus precisam tomar alguns cuidados. Evitar se expor ao sol (sempre usar protetor), evitar uso de anticoncepcional à base de estrógeno, ter uma dieta saudável, fazer atividade física, não fumar e fazer acompanhamento médico.
Alguns sintomas são gerais, como febre, emagrecimento, perda de apetite, fraqueza e desânimo. Outros, específicos de cada órgão, como dor nas juntas, manchas na pele, inflamação da pleura, hipertensão e/ou problemas nos rins.
Embora a causa do Lúpus não seja conhecida, sabe-se que fatores genéticos, hormonais e ambientais participam do seu desenvolvimento.



Fonte: G1
A.M

Outras Notícias

DIVE confirma segundo caso de dengue em Piratuba

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

DIVE confirma segundo caso de dengue em Ipira

A Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado confirmou nesta terça-feira, 26 de março, o segundo caso de dengue...

Deputado Saretta destina emenda de 150 mil reais ao Hospital Piratuba/Ipira

O presidente da comissão de saúde da Alesc, deputado estadual Neodi Saretta – PT – entregou emenda parlamentar de 150...

Vacinas contra a gripe já foram distribuídas para todas as regiões do estado

A Secretaria de Estado da Saúde, através da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), já distribuiu doses da vac...