Uma das maiores aeronaves do mundo trouxe carga de mais de 30 toneladas para o Estado

Aeroporto Salgado Filho recebe avião Antonov

Um dos maiores aviões de carga do mundo, o Antonov AN-124, pousou nesta segunda-feira na pista do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. A aeronave foi responsável pelo transporte de uma carga com mais de 30 toneladas, com destino à Celulose Riograndense, com sede em Guaíba.

A carga, que foi descarregada e transportada mesmo para a empresa, é composta de painéis de 17,2 metros de comprimento, que serão utilizados nas caldeiras da Celulose Riograndense. A transportadora que seguirá para Guaíba, foi escoltada por batedores pela BR 290 e trafegaram a uma velocidade de, no máximo, 30 km/h.

O pouso do Antonov AN-124 ocorreu por volta das 12h30min e chamou a atenção. Por se tratar de uma aeronave muito maior do que as comuns, quem aguardava para embarcar ou ou desembarcava no Aeroporto Salgado Filho, parou para observar o pouso de um avião considerado gigante. Os mais ansiosos acompanhavam nos radares a chegada da aeronave, para não perder a melhor foto, no melhor momento: o pouso.

Com um filho que trabalha na companhia aérea Qatar Airlines e um irmão aposentado da Varig, o aposentado José Antônio Martinez, 82 anos, sempre foi apaixonado por aviação e não podia perder o pouso do Antonov. “São muitas horas de voo, sempre amei aviões. Aceitei o convite do meu amigo e vim prestigiar este pouso incrível”, descreveu. O amigo em questão é o professor aposentado Werner Adelmann, 81 anos, que se considera um apaixonado por máquinas, motores e turbinas: “Sempre fui fascinado pelas máquinas, desde carros até os grandes aviões de carga, como o Antonov”, contou.

Além disso, Werner trabalhou 25 anos na CMPC Celulose Riograndense, e foi assim que ficou sabendo do voo do Antonov a Porto Alegre. “Uns ex-colegas me avisaram que ele viria, trazendo peças da caldeira, então aproveitei para acabar com a minha curiosidade e ver o segundo maior avião do mundo”, ressaltou. Segundo ele, outros aviões do mesmo porte do Antonov AN 124 já vieram ao Brasil para trazer peças para a Celulose Riograndense, mas não haviam obtido autorização para pousar em Porto Alegre, então tinham que ir para Campinas, em São Paulo.

“Foi muito interessante ver este pouso. Com certeza havia um exímio piloto lá dentro, porque o pouso foi perfeito, muito bom mesmo”, elogiou Werner. Apesar de não ter conseguido tirar a melhor foto, como queria, Martinez comemorou a chegada do Antonov: “A emoção atrapalha um pouco, acho que a foto ficou tremida, mas essa é mais uma história que fica na minha memória”, enfatizou.

Mais de 70 metros de envergadura

O modelo original da aeronave russa – que foi desenvolvido durante a Guerra Fria, em 1982 – tinha propósitos militares e, pouco tempo depois, começaram a ser desenvolvidas versões civis do avião. Uma das principais vantagens competitivas do Antonov 124 é que, de uma só vez, ele é capaz de carregar centenas de toneladas, e não precisaria fazer diversas viagens para fazer a entrega de grandes cargas.

O Antonov tem 73,3 metros de envergadura e 628 m² de área de asa. Isso significa que o avião tem um peso máximo de decolagem maior que os demais. E isso foi justamente o que os governantes da União Soviética queriam na época.

Foto: Guilherme Testa
CP
A.M

Fotos

Outras Notícias

Vestida de noiva, jovem vai a túmulo de bombeiro no dia em que iriam se casar

Fotos de uma noiva com vestido de casamento visitando o túmulo de seu noivo no dia em que eles se casariam têm comovi...

Raro VW Fusca de 1964, quase sem uso, está à venda por US$ 1 milhão nos EUA

Um raro VW Fusca de 1964 está à venda nos Estados Unidos por nada menos que US$ 1 milhão, o que equivale a cerca de R...

Menino com autismo é premiado após ligar para emergência e salvar mãe

Um menino de 5 anos com autismo que discou para o serviço de emergência do Reino Unido depois que a mãe desmaiou foi ...

Jovem indonésio sobrevive após ficar 49 dias à deriva em cabana flutuante no Oceano Pacífico

Um jovem indonésio sobreviveu 49 dias à deriva no mar, em uma cabana de pesca flutuante, até ser resgatado por uma na...