Morador de Piratuba, cai em golpe do aluguel no litoral.

Compareceu na manhã desta terça-feira, na delegacia da Polícia Civil de Piratuba, um jovem, de 24 anos, sendo que seu registro deixa um alerta sobre alugueis de imóveis no litoral pela internet.

Segundo o comunicante ao procurar apartamento para alugar na temporada, no litoral Catarinense, na praia de Itapema, achou um interessante e acabou entrando em contato, onde uma mulher fez as tratativas, desde fotos internas e localização do imóvel e tudo mais, só que o Piratubense não imaginou que estaria conversando com uma estelionatária.

A mulher que pediu todos dados para que fosse feito o contrato, e com isso não havia duvidas, já que, até contrato estava sendo feito, acordado os valores um depósito de R$1.450,00 foi feito em uma conta de uma mulher, que segundo informações tinha registro de perda de documentos no ano de 2008.

Segundo a vitima a viagem estava marcada para hoje, e quando ao desconfiar o porque da mulher não responder mais aos chamados pelo aplicativo, percebeu que tinha caído no golpe do aluguel.

O apartamento no caso, existe, bate as informações, mas um detalhe, não está para locação e os moradores são proprietários, um fato que chama atenção são as fotos internas do local, e em casos semelhantes, procure a polícia ou obter mais informações para então fazer o depósito de dinheiro.



Dicas para evitar uma cilada

- Desconfie de ofertas que chegam por whatsapp ou são compartilhadas em redes sociais, principalmente pelo Facebook. É mais seguro alugar por meio de imobiliárias e, em segundo lugar, por sites conhecidos como Booking e Airbnb, sempre levando em conta a avaliação e os comentários de outros consumidores.

- Tente descobrir se alguém já alugou o local antes e como foi a experiência.

- Antes de acertar o aluguel, procure ir até o local e falar diretamente com o proprietário. Isso evita o risco de pagar pelo aluguel de um imóvel que, na realidade, nunca esteve no mercado. Se não tiver condições, peça para que um amigo ou conhecido que more mais próximo o faça. Outra possibilidade é descobrir o telefone do local e falar com o porteiro ou zelador, se é um apartamento, ou com algum vizinho, caso seja uma residência.

- Se o suposto proprietário desconversar quando você der a ideia de ir pessoalmente ao local antes de fazer o acordo, pode ser sinal de que algo vai errado.

- Fique atento aos indícios de golpe: geralmente, correspondem a imóveis em praias mais distantes. Além disso, o valor desses imóveis costuma ser muito mais baixo do que a média do mercado.

- Peça para ver fotos de dentro do imóvel. Lembre-se de que, para o golpista, é muito fácil tirar fotos externas e publicar um anúncio como se a casa fosse sua. Mas fique atento: a existência de fotos internas não garante que o negócio é seguro.

E se algo der errado?

- Se as condições da casa forem diferentes do que foi prometido, o locatário tem o direito de exigir a devolução do valor pago, como garante o artigo 35 do Código de Defesa do Consumidor.

- Para receber o dinheiro de volta, o inquilino precisa desistir de ficar no imóvel. Se optar por permanecer no local, o consumidor pode negociar um abatimento no preço, proporcional à queda na qualidade das características ofertadas.

- Em caso de desacerto com o proprietário, procure o Procon ou o Juizado Especial Cível (JEC). Mas se perceber que caiu em um golpe vá até a delegacia mais próxima registrar ocorrência.

- Na avaliação do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), sites de aluguel de temporada como Airbnb e Booking.com, que realizam todo o trâmite de contratação, inclusive de pagamento, podem ser responsabilizados por problemas com a locação. O delegado Leonel Baldasso discorda, uma vez que esses sites são apenas meios de publicação.

Como garantir uma boa escolha

- Informe-se sobre o histórico do imóvel. Busque referências com amigos ou confira comentários na internet de outros clientes que já se hospedaram no local.

- Informe-se sobre as condições de acesso ao local e a infraestrutura da região: se há padarias, açougues, supermercados próximos, bem como as condições de segurança do imóvel. Consulte o endereço no Google Maps, ou ferramentas similares, e veja a distância do local até os principais pontos que pretende visitar.

- Caso a locação seja feita diretamente com o proprietário, sem intermediação de uma imobiliária, faça um contrato detalhando o que foi tratado verbalmente, como as datas de entrada e saída do imóvel, nome, número de documentos (como CPF e identidade) e endereço do proprietário, preço e forma de pagamento, local de retirada e entrega das chaves.

- Da mesma forma, faça um inventário do que há no imóvel. Detalhe o estado das portas e dos móveis, a quantidade de louça, o funcionamento de itens eletrônicos etc. Entregue uma cópia para o proprietário.

- Evite pagar todo valor antecipadamente, perdendo assim o poder de negociação para uma eventualidade no imóvel.

Fontes: Idec, Zap Imóveis e delegado Leonel Baldasso.(DICAS)

RÁDIO PIRATUBA FM

Outras Notícias

Polícia Civil realiza reconstituição de caso de morte próximo a ginásio ocorrida em 2024

A Polícia Civil realizou, no dia 07 de agosto, a reconstituição do morte de Ari Oscar de Souza, encontrado sem vida n...

Nova funcionalidade do site da Polícia Científica de Santa Catarina permite consultar status da carteira de identidade

Uma demanda antiga da população finalmente virou realidade: a Polícia Científica de Santa Catarina passou a disponibi...

Polícia Civil Cumpre Mandado de Prisão por Furto em Ipira

A Polícia Civil de Piratuba cumpriu, na tarde desta quarta-feira, 18, mandado de prisão preventiva em desfavor de ADM...

Casal seguia para Piratuba quando sofreu grave acidente na Raposo Tavares; jovem de 24 anos morre no local

Na madrugada desta quarta-feira (18), um trágico acidente tirou a vida de Bruna, de 24 anos, que viajava com o marido...