Cidade alagada do Oeste de SC mantém torres de igreja no meio das águas

No Oeste de Santa Catarina, uma cidade esconde muitos mistérios embaixo d’água. Em meados de 2000, Itá, que tinha dois mil habitantes, foi alagada por mais de 49 mil metros cúbicos de água, a fim de que se formasse um lago que iria alimentar a usina hidrelétrica da região.

"Quando nós recebemos a notícia da inundação, ela não foi bem recebida no começo, porque Itá era uma cidade pequena, com aproximadamente 200 casas, mas era uma cidade aconchegante”, disse o aposentado Jaime Donato.

“Ela foi executada neste local devido à geografia da região e a curva era o local favorável. Caso fosse feita abaixo de um afluente que existe, ia inundar parte do município de Seara, e alagaria muita área”, disse Alceu Roberto Trevisol, condutor de embarcação.
Os escombros da Itá velha foram retirados antes da água tomar conta de 103 quilômetros quadrados de terra. E os moradores se mudaram pra Itá nova, a cinco quilômetros dali. Quase tudo ficou debaixo d’água, com exceção de duas torres da antiga igreja matriz de São Pedro.

Os 15 metros das torres estão no meio das águas, enquanto os 10 metros da igreja estão submersos. Mas, por que isso aconteceu? “Nós temos o foco histórico baseados nos fatos, e temos a história baseada nos contos”, disse Altir Goedert, secretário de Turismo e Desenvolvimento Econômico do município.

O aposentado José Cardoso da Silva conhece bem essa história. Ele estava lá e viu quando tentaram derrubar a igreja. “Foi demolida a parte de trás da igreja, com um trator. E colocaram um cabo de aço na torre em cima e o cabo de aço estourou. Dali a uns quatro ou cinco dias, tentaram novamente demolir as torres da igreja e o trator estragou”, disse.

Há quem explique essa história de um jeito diferente.

“Eu não tenho dúvida daquilo que eu vou falar. Aqui nós recebemos uma mensagem divina para que essas torres ficassem de pé. Porque a partir do momento que sucedeu, que os cabos de aço quebraram e que a máquina estragou, formou uma corrente religiosa, psicológica, positiva, a ponto de que todos se uniram para que essas torres ficassem de pé ”, disse Donato.

Nessa versão, um padre teria rogado uma praga na cidade. E a hidrelétrica foi o jeito de fazer essa praga pegar. “Não é um mito, é realidade. Havia um padre aqui e ele não era muito bem aceito pela comunidade. E um belo dia ele foi embora. Nesse local aqui mesmo, ele olhou pra trás, viu a cidade e disse: um dia essa cidade haverá de ser inundada. E isso aconteceu", contou Donato.
Maldição ou não, as torres resistiram e viraram a atração turística imersa nas águas que também escondem uma cidade de histórias. “É histórico, dá vontade de conhecer. Desperta a curiosidade do que tinha embaixo dessas duas torres”, disse o turista Sandro Augusto Bonfanti.
“A gente sente muita saudade ainda desse lugar que nós deixamos aqui. E quando nós visualizamos o lago, a gente parece que ainda está localizando a nossa casa, e a gente traz presente um passado que nos dá muitas saudades”, disse Donato.

Fonte: G1 SC

Outras Notícias

Jovem morre ao cair de moto no interior de Piratuba

O condutor de 27 anos de uma Honda/CB 300, placa de Piratuba, morreu em uma saída de pista. A suspeita é que ele tenh...

Linha São Paulo receberá treinamento simulado através do Consórcio Machadinho e Defesa Civil

O Consórcio Machadinho inicia, nos próximos dias, a última e mais importante etapa das suas ações preventivas nas áre...

Município de Ipira adquire veículo para a secretaria de educação

O município de Ipira, por meio da SED – Secretaria de Educação – adquiriu nos últimos dias um veículo Onix Plus LTZ 0...

Piratubense lançará livro sobre a saga de Zeca Vaccariano no mês de maio

O escritor e cineasta piratubense, Ernoy Luiz Mattiello, juntamente com o cineasta Júnior Padilha e outros coprodutor...