Casal de juízes obtém nota máxima em curso de mestrado jurídico com dupla titulação

Os juízes Iolmar Alves Baltazar e Márcia Krischke Matzenbacher obtiveram nota máxima, com distinção e louvor, em suas defesas de dissertação de mestrado em Ciência Jurídica na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), em dupla diplomação com a Universidade de Alicante, na Espanha.

O magistrado Iolmar apresentou a dissertação "Propaganda Eleitoral Sustentável: uma análise da governança socioambiental da Justiça Eleitoral sob a dialética do concreto". Já a juíza Márcia defendeu pesquisa intitulada "Bens Apreendidos em Processos Criminais Findos: uma análise sob a ótica da sustentabilidade".

A banca examinadora, integrada pelos doutores Maria Cláudia da Silva Antunes de Souza (presidente e orientadora), Gabriel Real Ferrer (coorientador e professor da Universidade de Alicante) e Josemar Sidinei Soares, ressaltou o importante aporte teórico e a aplicabilidade prática dos trabalhos, com especial destaque para as pesquisas feitas na Espanha. Os magistrados, ao final, reconheceram e elogiaram o apoio institucional do Tribunal de Justiça de Santa Catarina por meio de sua Academia Judicial.

Na mesma data, o servidor Eduardo César Petermann, técnico judiciário auxiliar na comarca de Blumenau e bolsista do Tribunal de Justiça, perante a idêntica banca, obteve igualmente nota máxima, com distinção e louvor, ao defender a tese "Visão crítica da sustentabilidade como prática de biopolítica no Poder Judiciário".

Seu mestrado também foi em dupla diplomação Univali/Universidade de Alicante. Na apresentação, Eduardo fez menção à bolsa concedida pelo Tribunal de Justiça. No trabalho, referiu-se expressamente às instituições (TJ e universidades) por fomentarem e proporcionarem estudos e consequentemente a oportunidade de realizar e defender a dissertação.

Já no início deste mês, o servidor Jorge Antonio Cecyn Junior, chefe de Cartório da 3ª Vara da Família da comarca de Joinville/SC, também defendeu com sucesso dissertação do Mestrado em Ciências Jurídicas pela Universidade do Vale do Itajaí, em dupla diplomação com a Universidade de Alicante/Espanha.

Ele discorreu sobre "O papel do Estado na proteção da instituição familiar contemporânea e sua contribuição para o alcance da sustentabilidade como novo paradigma do direito". Sua bancaesteve composta pelos professores doutores Ricardo Stanziola Vieira (Univali), Denise Schmitt Siqueira Garcia (Univali), Roberta Lima (Sinergia) e Gabriel Real Ferrer (Universidad de Alicante).

TJSC
A.M

Fotos

Outras Notícias

Corpo de Bombeiros Militar inicia perícia para apurar causa de incêndio em barracão de escola de samba em Joaçaba

Após oito horas ininterruptas de trabalho, e Corpo de Bombeiros Militar concluiu o rescaldo de um incêndio de grandes...

Epagri estima que safra de inverno 2024/2025 deve ser melhor do que a anterior

As principais culturas da safra de inverno 2024/2025 já estão a campo e as condições das lavouras são consideradas bo...

Santa Catarina vai receber R$ 95 milhões de emenda da bancada federal para enfrentar enchentes

A bancada federal de Santa Catarina conseguiu o repasse de uma emenda de mais de R$ 95 milhões para o enfrentamento à...

Oito cidades de Santa Catarina terão provas do Concurso Público Nacional Unificado

Terminam nesta sexta-feira (9/2) as inscrições para o Concurso Público Nacional Unificado (CPNU) e até agora 1,5 milh...