Artista esculpe rosto de Cristo em árvore de parque em Chapecó

O artista visual Samuel Pacheco esculpiu o rosto de Jesus Cristo no tronco de uma árvore do Ecoparque de Chapecó. O trabalho tem despertado manifestações de surpresa, religiosidade e contemplação em quem passa pelo local. A obra fica em uma caneleira no início da trilha verde.

A ideia de produzir este trabalho surgiu quando Samuel fazia uma caminhada pelo parque. “Havia um pequeno ‘caroço’ na árvore e veio a ideia de intervir nele. Como faz parte da trilha, eu pensei, vou fazer algo que chame a atenção das pessoas que tiverem caminhando, que elas possam olhar e fazer uma reflexão”, explicou o artista.

Pré-requisitos

Antes de começar a esculpir, ele consegui autorização da Polícia Militar Ambiental, da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente de Chapecó e da Secretaria de Desenvolvimento Urbano.

Para que o trabalho fosse aprovado, precisava que fosse um entalhe manual feito na área do “caroço” que cresceu na árvore. Ele trabalhou durante cinco dias e o resultado foi o rosto de Jesus Cristo.

“Todo mundo conhece, é um rosto popular e, como a própria caminhada reflexão, as pessoas vão pensando na vida e talvez ver o rosto de Cristo seja um sinal ou um estalo para refletir”, comentou Samuel.

Transcendência

A bacharel em Direito Camila Scharwz teve exatamente essa sensação ao encontrar a escultura no caminho. “Eu acho que foi um sinal dele para minha vida e o amor dele transparece na natureza, em tudo que a gente é e principalmente no coração”, afirmou.

A obra surpreende os frequentadores do local. “Eu caminhando, vi ele trabalhando, dei uma olhada, mas não deu para identificar, não falei com ele. É lindo”, disse o agrônomo Leo Pedro Schneider.

“Acredito que a arte seja isso, pequenas intervenções em lugares que as pessoas não esperam. Uma coisa pequena, singela, que elas percebam que ali tem arte, que para elas pode ter um significado até maior do que o artístico”, comentou Samuel.

Foto: reprodução NSC TV / Divulgação

Fonte: G1 Santa Catarina
A.M

Outras Notícias

PIRÂMIDE: Investidores da TELEXFREE na região ainda aguardam ressarcimento após bloqueio de dinheiro

Investidores da TELEXFREE espalhados em todo o Brasil, inclusive na região do Alto Uruguai Catarinense, ainda aguarda...

Polícia investiga prejuízos de pessoas da região com as criptomoedas

A Polícia Federal (PF) e a Receita Federal cumpriram, na manhã de terça-feira, dia 21, 10 mandados de prisão prevent...

Preço do suíno terá reajuste de R$ 0,10

A Aurora divulgou nesta terça-feira, 21 de maio, que a partir de amanhã irá reajustar em R$ 0,10 o preço do quilo do ...

Cratera se abre na calçada no trevo para Piratuba e interdita parte da pista

Uma cratera se abriu na calçada, no trevo que dá acesso a Piratuba na tarde desta terça-feira (21). A estrutura se d...