Prazo para obter 2ª via do título eleitoral termina nesta quinta-feira

O prazo para que o eleitor peça a 2ª via do título no cartório eleitoral onde está cadastrado termina nesta quinta-feira (27), dez dias antes das eleições, informou o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC). O pleito para presidente, senador, governador e deputados federal e estadual será no dia 7 de outubro.

Para a emissão da 2ª via do título, o eleitor deve estar quite com a Justiça Eleitoral - não pode ter débitos pendentes, como multas por ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais, como o de mesário, ou nem ter recebido multas em razão de violação de dispositivos do Código Eleitoral, Lei das Eleições (Lei 9.504/1997) e leis relacionadas.

As multas devem ser pagas por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU) emitida pelo cartório eleitoral e podem variar de R$ 1,05 a R$ 35,14.

Documentação no dia da eleição

O título de eleitor não é o único documento que permite a participação nas eleições. O eleitor pode usar qualquer documento oficial com foto, como carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou o passaporte, por exemplo.

Os eleitores que estiverem em situação regular com a Justiça eleitoral podem ainda usar a versão digital do título de eleitor, que pode ser obtida gratuitamente por meio do aplicativo e-Título, disponível para dispositivos móveis nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.

Aplicativo

O e-Título também serve como documento de identificação do eleitor caso ele já tenha feito o recadastramento biométrico: a versão digital será baixada com foto, o que dispensa a apresentação de outro documento de identificação no momento do voto.

O aplicativo informa o local de votação, guia o usuário até sua seção eleitoral por meio de ferramentas de geolocalização, e tem serviços como a emissão de certidões de quitação eleitoral e negativa de crimes eleitorais.

O local de votação também pode ser acessado no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Foto: Reprodução/Rede Amazônica


Fonte: G1 Santa Catarina
A.M

Outras Notícias

Candidatos às Eleições 2024 têm até 8 de maio para estar com situação eleitoral regular

Quem deseja disputar um cargo nas Eleições Municipais de 2024 — prefeito, vice-prefeito ou vereador — também deve est...

Nova executiva do PSDB de Piratuba apresenta planejamento estratégico para a eleição deste ano

Na noite da sexta-feira, 12, a nova executiva do PSDB se reuniu para apresentar o planejamento estratégico, visando a...

PP oficializa o vereador Jozinão como presidente do diretório de Piratuba

Após confirmar o nome do vereador Luiz Henrique Jozinão como pré-candidato a prefeito de Piratuba, o Partido Progress...

Marcelo Minks é o pré-candidato a prefeito pelo PSD em Ipira

O PSD – Partido Social Democrático – confirmou o nome do ex-secretário de saúde de Ipira, Marcelo Minks, como pré-can...