Rio Grande do Sul tem pelo menos 14 cidades afetadas pelo mau tempo nos últimos dias

Ventania destelha cerca de 100 casas em Lagoa Vermelha, no norte do RS

As rajadas de vento duraram cerca de cinco minutos, mas foram suficientes para destelhar cerca de 100 casas em Lagoa Vermelha, no norte do Estado, na segunda-feira (1º). De acordo com o sargento Solon Machado Dalolmo, do Corpo de Bombeiros da cidade, os prejuízos se concentraram nos bairros Oliveira e Operário, localizados a cerca de dois quilômetros do Centro.

— Foi por volta das 15h. Parecia um tufão de vento — conta.

Conforme o sargento, um lar de meninos foi o prédio mais danificado, mas ninguém ficou ferido.

— Distribuímos lonas e ajudamos a cobrir as casas. Felizmente, nenhuma família está desalojada ou desabrigada — detalha.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, nesta terça-feira (2), um novo boletim sobre os estragos do mau tempo. O documento aponta que o número de municípios afetados pelos temporais dos últimos dias subiu de 12 para 14. A lista não contabiliza os estragos de Lagoa Vermelha.

A quantidade de casas danificadas também aumentou: passou de 52 para 146. Seis pessoas seguem desalojadas, todas de Pedro Osório, no sul do Estado.

Os danos no Estado*
Camargo, no Norte gaúcho: Chuva e ventos fortes, granizo, quedas de árvores e postes da rede elétrica parcialmente afetados.

Capão do Leão, no Sul do Estado: 40 residências e uma escola parcialmente destelhadas, queda de árvores e postes da rede elétrica.

Cruzaltense, no Norte gaúcho: Chuva com granizo

Frederico Westphalen, no Norte do RS: Chuva intensa sem vento e pouco granizo sem relatos de danos significativos.

Passo Fundo, no Norte gaúcho: Chuva e vento com queda de árvores.

Pedro Osório, no Sul do Estado: Residências parcialmente destelhadas, queda de árvores. Seis pessoas desalojadas, sendo quatro adultos e duas crianças, que foram alojados na casa de familiares.

Pelotas, na região Sul: 12 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, bloqueio de vias, queda de postes da rede elétrica e falta de água, afetando alguns bairros da cidade.

Porto Alegre: Queda de árvores sem registro de danos decorrentes.

Santana da Boa Vista, no Sul do Estado: Chuva intensa, vento forte, granizo e danificação em estradas, sem maior gravidade.

Santo Antônio do Planalto, no Norte do RS: Chuva com vento forte sem registro de danos.

São Lourenço Do Sul, na região Sul: Queda de árvores sem registro de danos decorrentes.

Soledade, no Norte do Estado: Chuva com vento e granizo sem registro de danos.

Vacaria, na Serra: 94 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, rede elétrica parcialmente afetada. Houve a distribuição lonas e telhas.

Vila Maria, no Norte: Chuva intensa, vento forte e granizo sem registro de danos.

*Dados da Defesa Civil do RS
FOTO: Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha / Divulgação
A.M

Outras Notícias

Santa Catarina terá chuvas irregulares e temperaturas acima da média nos próximos meses

Os próximos três meses em Santa Catarina serão marcados por chuvas irregulares e temperaturas mais altas do que o nor...

Santa Catarina enfrenta onda de calor e registra temperaturas extremas de quase 40°C

Santa Catarina inicia a semana sob uma onda de calor, que deve se prolongar até a próxima quarta-feira, 12, trazendo ...

Piratuba registra temperatura negativa nesta terça-feira

O monitoramento da Defesa Civil estadual confirmou o registro de temperaturas negativas em Piratuba, nas últimas 12hr...

Previsão da Defesa Civil indica chuva volumosa, risco de inundações e frio intenso em Santa Catarina

Nas últimas 12 horas foram registradas chuvas médias de 45mm em todo o estado. A equipe de monitoramento da Defesa Ci...