Rio Grande do Sul tem pelo menos 14 cidades afetadas pelo mau tempo nos últimos dias

Ventania destelha cerca de 100 casas em Lagoa Vermelha, no norte do RS

As rajadas de vento duraram cerca de cinco minutos, mas foram suficientes para destelhar cerca de 100 casas em Lagoa Vermelha, no norte do Estado, na segunda-feira (1º). De acordo com o sargento Solon Machado Dalolmo, do Corpo de Bombeiros da cidade, os prejuízos se concentraram nos bairros Oliveira e Operário, localizados a cerca de dois quilômetros do Centro.

— Foi por volta das 15h. Parecia um tufão de vento — conta.

Conforme o sargento, um lar de meninos foi o prédio mais danificado, mas ninguém ficou ferido.

— Distribuímos lonas e ajudamos a cobrir as casas. Felizmente, nenhuma família está desalojada ou desabrigada — detalha.

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul divulgou, nesta terça-feira (2), um novo boletim sobre os estragos do mau tempo. O documento aponta que o número de municípios afetados pelos temporais dos últimos dias subiu de 12 para 14. A lista não contabiliza os estragos de Lagoa Vermelha.

A quantidade de casas danificadas também aumentou: passou de 52 para 146. Seis pessoas seguem desalojadas, todas de Pedro Osório, no sul do Estado.

Os danos no Estado*
Camargo, no Norte gaúcho: Chuva e ventos fortes, granizo, quedas de árvores e postes da rede elétrica parcialmente afetados.

Capão do Leão, no Sul do Estado: 40 residências e uma escola parcialmente destelhadas, queda de árvores e postes da rede elétrica.

Cruzaltense, no Norte gaúcho: Chuva com granizo

Frederico Westphalen, no Norte do RS: Chuva intensa sem vento e pouco granizo sem relatos de danos significativos.

Passo Fundo, no Norte gaúcho: Chuva e vento com queda de árvores.

Pedro Osório, no Sul do Estado: Residências parcialmente destelhadas, queda de árvores. Seis pessoas desalojadas, sendo quatro adultos e duas crianças, que foram alojados na casa de familiares.

Pelotas, na região Sul: 12 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, bloqueio de vias, queda de postes da rede elétrica e falta de água, afetando alguns bairros da cidade.

Porto Alegre: Queda de árvores sem registro de danos decorrentes.

Santana da Boa Vista, no Sul do Estado: Chuva intensa, vento forte, granizo e danificação em estradas, sem maior gravidade.

Santo Antônio do Planalto, no Norte do RS: Chuva com vento forte sem registro de danos.

São Lourenço Do Sul, na região Sul: Queda de árvores sem registro de danos decorrentes.

Soledade, no Norte do Estado: Chuva com vento e granizo sem registro de danos.

Vacaria, na Serra: 94 residências parcialmente destelhadas, queda de árvores, rede elétrica parcialmente afetada. Houve a distribuição lonas e telhas.

Vila Maria, no Norte: Chuva intensa, vento forte e granizo sem registro de danos.

*Dados da Defesa Civil do RS
FOTO: Corpo de Bombeiros de Lagoa Vermelha / Divulgação
A.M

Outras Notícias

Temperaturas de 34 e 35ºC colocam Piratuba como uma das cidades mais quentes do final de semana, informa a Defesa Civil

Entre os dias 13 e 14 de janeiro, as temperaturas em Piratuba variaram entre 34 e 35ºC, conforme informa a Defesa Civ...

Previsão de tempo da Defesa Civil indica temporais e chuva intensa nesta quinta-feira

Nesta quinta-feira, 11, a chuva dá início já pela manhã, em especial nas áreas do Grande Oeste e Litoral Sul catarine...

Temperatura em Piratuba ultrapassou os 35 graus, informa a Defesa Civil estadual

Entre os dias 07 e 08 de janeiro, as temperaturas em Piratuba ultrapassaram a barreira dos 35ºC, conforme informa a D...

Piratuba e Ipira tem tempo estável ao longo da semana

O tempo estável, sem condições de chuva deve seguir ao longo desta semana. A previsão do tempo indica que até a próxi...