Uma classe trabalhadora que temos que dar mais valor

Um profissional que para muitos é invisível em nosso dia a dia

O texto abaixo foge do tradicional, mas é sim um relato nosso do cotidiano.

Final de tarde, eu estava terminando uns trabalhos em casa, a minha patroa diz:
- Alison, leva os sacos de lixo para a rua, hoje é dia do lixeiro, e apura que o moço já esta amontoando o lixo na rua.

Eu mais que rápido fiz o que ela mandou, (risos), ela pede eu obedeço, seguindo a missão, eis que encontro o jovem empilhando as sacolas, sorridente me deu boa tarde, eu disse; difícil a lida meu amigo? O mesmo ainda sorrindo respondeu:

- Não, hoje ta fresquinho, não é tão ruim, me disse adeus e subiu a rua onde moro.

Entrei no meu pátio, mas algo me disse, vai atrás e tenta conversar com ele, mas sem atrapalhar, afinal ele esta em horário de serviço.

Peguei meu celular e me fui em passos rápidos, pois ele estava uns 300 metros morro acima, chegando novamente perto, me apresentei, e pedi posso fazer uma foto sua? Meio assustado ele me disse, capaz, vou queimar a foto, mas ainda sim aceitou fazer o registro.

Em poucas palavras, para não atrasar o serviço dele, pedi sobre seu dia a dia, quantos quilômetros em média etc, foi então que eu soube o nome do jovem gari, Cléber Júnior Rosa, morador de Ipira, torcer para minha memória não ter problemas com o nome certo dele, afinal não levei caneta e sim a vontade saber quem era aquele rapaz que representa uma grande profissão.

Cleber, disse que caminha muito nos dias de sua escala, ele que trabalha tanto em Ipira outros dias em Piratuba. Com chuva ou calor o serviço não para, pedi se ele tinha família, respondeu que sim, casado e dois filhos.

Agradeci ele pela gentileza da foto, e falei, seu trabalho é muito digno de nosso respeito e admiração, afinal, poucos se sujeitam para tal trabalho.

Após isso seguiu seu trabalho, com muitas sacolas de lixo nas mãos para amontoar na próxima esquina.

Dicas de como acondicionar o lixo,antes de colocar para ser recolhido.

A coleta de lixo é uma atividade que passa despercebida pela maioria das pessoas. O dia do gari, comemorado em 16 de maio, serve para lembrar da importância desse profissional para a sociedade, além de conscientizar pessoas sobre os cuidados com o descarte de lixo nas casas e nos prejuízos do descarte irregular ao meio ambiente.

Alguns objetos, como cacos de vidro ou seringas, devem receber atenção especial, pois podem ferir os garis. Outros podem demorar anos para se decompor. Veja algumas atitudes cidadãs que você pode tomar para ajudar na coleta:

1. Use sacos de lixo próprios para o descarte
Prefira descartar o lixo em sacos de lixo grandes, preferencialmente de 2 L dependendo da quantidade. Esses sacos são mais resistentes e facilitam o manuseio. Sacolas de mercado são frágeis e podem rasgar facilmente.

2. Cuidado com o lixo tóxico
O lixo tóxico é chamado assim por conter substâncias prejudiciais ao meio ambiente e também aos garis. Separe objetos como pilhas, placas de computador, remédios e outros componentes eletrônicos para serem descartados em locais apropriados.

3. Nunca jogue cacos de vidro diretamente no lixo
Os garis precisam de rapidez para recolher o lixo, e não podem ver o que está dentro dos sacos. Portanto, quando precisar descartar lâmpadas ou garrafas quebradas, embale os cacos em folhas de jornal e feche bem com uma fita adesiva. Dessa maneira, o gari estará protegido e os cacos não rasgarão os sacos.

4. Descarte seringas de forma correta
Seringas nunca devem ser descartadas direto no lixo residencial. Além de pôr em risco a vida do gari, o material é extremamente prejudicial ao meio ambiente, já que libera substâncias tóxicas. Procure postos de saúde ou farmácias com programas especiais de coleta para esse tipo de resíduo.

5. Separe o lixo ainda em casa
Se você não possui lixeiras específicas para cada tipo de lixo, então ao menos separe cada tipo de lixo em uma sacola. Coloque bilhetes sobre os sacos indicando o conteúdo de cada um.

6. Reaproveite o lixo
É possível que a maioria do lixo que passe pelas mãos do gari possa ser reaproveitado em casa. Restos de frutas, por exemplo, são ótimos fertilizantes naturais.

Parabéns aos garis de nossa cidade. (dicas internet)


Rádio Piratuba FM - 13 Anos.
Alison Martins

Fotos

Outras Notícias

Prefeito Marcelo assina convênio com a Associação dos Acadêmicos de Ipira

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera, e os representantes da Associação dos Acadêmicos assinaram na quinta-feira, ...

Consórcio Machadinho entrega trajes para Projeto Guapos

Os integrantes do Projeto Guapos, de Machadinho-RS, já estão devidamente trajados para as apresentações culturais. Os...

Prefeito Marcelo participa de audiência para revitalização de trecho entre a ponte até o portal

O prefeito de Ipira, Marcelo Baldissera e o vice-prefeito Clitor Knebel cumpriram agenda na SEI – Secretaria de Estad...

OAB/SC alerta para golpes de criminosos que se passam por advogados(as)

Infelizmente a advocacia é frequentemente alvo de fraudes e estelionatos contra clientes e contra escritórios. A Orde...