MEC diz que 24,9% dos mais de 5,5 milhões de inscritos não compareceram para responder as 90 primeiras questões e escrever a redação

Número de ausentes no 1º dia do Enem foi o menor da história

Menos de 25% dos mais de 5,5 milhões de estudantes inscritos não compareceram ao primeiro dia de prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) neste domingo (4).
O número que ausentes corresponde ao menor índice de abstenção desde 2009, quando o exame ganhou os moldes atuais, segundo o MEC (Ministério da Educação).

De acordo com o ministro da Educação, Rossieli Soares, comemorou o resultado e disse que a quantidade de estudantes faltosos pode cair ainda mais.
"Essa taxa poderá diminuir levando em conta que os ausentes ainda não são ausentes completos. Se eles comparecerem na semana que vem, não entram mais na lista de abstenção", avaliou o ministro.

Com os números, é possível dizer que apenas um de cada quatro inscritos para realizar o exame não comparecem para responder as 90 questões relacionadas à linguagens e ciências humanas, além de escrever a redação.
No ano passado, o índice de abstenção do Enem totalizou 30,2% dos inscritos. O maior índice foi registrado em 2009, ano de estreia da prova nos moldes atuais, com 37,7% dos estudantes ausentes.

Soares avalia a perda do direito de isenção para as provas futuras como uma das causas para a queda no índice de abstenção. "Aqueles que faltaram terão que se justificar para manter a gratuidade para os próximos exames", afirma.

Fonte: R7
A.M

Outras Notícias

UFFS divulga o Relato Integrado 2023

No final do mês de março, foi feita a publicação do Relato Integrado 2023 da Universidade Federal da Fronteira Sul – ...

Santa Catarina terá três novos institutos federais de educação

Anúncio das três cidades que receberão os institutos federais será feito, nesta terça-feira (12), pelo presidente da ...

Mais de 40 cursos da Udesc oferecem 415 vagas no Sisu a candidatos do Enem 2023

Os candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2023 poderão se inscrever gratuitamente no Sistema de Seleç...

UFSC de Curitibanos ofertará curso de medicina ainda esse ano

A UFSC- Universidade Federal de Santa Catarina – campus de Curitibanos ofertará, ainda este ano, o curso de medicina...