POLÍCIA CIVIL PRENDE ENVOLVIDOS EM ESQUEMAS DE PIRÂMIDES FINANCEIRAS

Santa Catarina – Nas últimas semanas, um dos crimes que assombra a rotina de catarinenses é um sistema de pirâmide conhecido como "Giro Solidário" ou "Ajuda Mútua", em que através de grupos de whatsapp pessoas são aliciadas para participaram com contribuição em dinheiro, diante da promessa de ganhar pelo menos oito vezes o valor investido. Investigações já estão sendo feitas nas Regionais de Concórdia e São Miguel do Oeste.



Nesta terça-feira, 10, a Delegacia de Polícia de Seara desencadeou uma operação denominada "Dinheiro Sujo", que visava coibir as ações. Seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos – um deles em Concórdia, outros cinco em Seara. Sete pessoas foram conduzidas à Delegacia e três delas foram presas em flagrante por crimes contra a economia popular e associação criminosa. Também foi apreendido celulares, agendas, recibos, extratos bancários, fotografias e outros documentos. De acordo com o Delegado responsável pelo caso, há muitas vítimas que ainda não procuraram a Polícia Civil e que podem procurar a Delegacia mais próxima para registrar inquéritos.



Em São Miguel do Oeste, a Polícia Civil já identificou participantes e aliciadores, que agora são alvos de investigação criminal. Nesta semana, cumpriu-se diligências, as quais resultaram na apreensão de celulares de suspeitos, cujo conteúdo comprova a prática do crime, aponta outros criminosos e vítimas do esquema. Também houve quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens.



Segundo as investigações, a pirâmide exige que os interessados contribuam com R$ 125,00 e angariem novos participantes para o grupo, que também passam a contribuir. Apurou-se que, dentro de alguns grupos, uma mesma pessoa utilizava nomes e telefones diferentes, o que tornava a exploração ainda mais nefasta.



A Polícia Civil adverte que atividades desta natureza caracterizam crime e podem, portanto, resultar em responsabilização por parte daqueles que a promovem.



Quem tiver conhecimento de fatos semelhantes e ou sentiu-se enganado por integrar quaisquer grupos de "Ajuda Mutua" ou "Giro Solidário" deve procurar a Polícia Civil de sua cidade e relatar o fato.



"Colabore com a Polícia Civil. Denuncie. Disque 181."
PC
A.M

Outras Notícias

Dois jovens ficam feridos em colisão de motos

Dois indivíduos sofreram ferimentos em um acidente envolvendo duas motocicletas. O incidente ocorreu no sábado, dia 2...

Confusão em Ipira: Briga, Dano e Posse de Arma Branca Mobilizam Polícia

Por volta das 19h de ontem, 14 de abril, a Polícia Militar atendeu ocorrência envolvendo vias de fato, dano, posse de...

Idoso é assaltado e agredido em Piratuba

Um idoso de 89 anos foi vítima de assalto e agressão na tarde de ontem, 11, em Piratuba. Conforme relatou, três homen...

Polícia identifica suspeito de furto em Piratuba

Por volta das 14h30min de ontem, 10 de abril, a Polícia Militar foi informada de um furto ocorrido em estabelecimento...