Divulgação/Telegram

Telegram agora permite apagar histórico de conversas até mesmo do celular do seu contato

Se você gosta de privacidade e está um pouco ligado nas opções do mercado para aplicativos de mensagens, deve conhecer — e possivelmente usar — o Telegram. O app agora acaba de fortalecer sua imagem de espaço seguro para se conversar, adicionando um recurso que permite que você apague o histórico de conversas inteiras do seu dispositivo e também do seu contato.

Basicamente, você poderá deletar chats privados inteiros tanto no seu dispositivo quanto no da pessoa com quem você está falando, independentemente de quem tenha enviado as mensagens. O que pode gerar algum desconforto entre certos usuários é que a nova funcionalidade não deixa nenhuma notificação para o seu contato quando você decide apagar a conversa entre vocês.

Pavel Durov, fundador do Telegram, justificou a novidade apontando para a falta de controle que temos sobre os nossos dados e fazendo referência a casos em que uma conversa antiga acaba com a reputação de uma pessoa pública.

“Uma mensagem antiga que você já esqueceu pode ser tirada de contexto e usada contra você décadas depois. Uma mensagem apressada que você enviou para uma namorada na época da escola pode voltar para te assombrar em 2030 quando você decidir se candidatar a prefeito”, escreveu Durov no site da empresa.

Anteriormente, o máximo que um usuário poderia fazer no Telegram era deletar, de ambos dispositivos e dentro de 48 horas após o envio, as mensagens que ele próprio havia enviado para algum contato. A atualização agora dá mais controle, possibilitando apagar o histórico conversas inteiras de ambos os dispositivos e em tempo ilimitado.

Ainda visando a privacidade, o Telegram acrescentou opções para restringir quem pode visualizar suas fotos de perfil e evitar que mensagens suas que sejam encaminhadas possam ser rastreadas até sua conta. Anteriormente, se encaminhassem uma mensagem que você enviou, os destinatários do encaminhamento podiam clicar em seu nome e ser levado ao seu perfil.

A versão 5.5 do app vem também com o mecanismo de busca de emojis e GIFs atualizado, além de novos conjuntos de figurinhas, incluindo personagens como Vladimir Putin, Snoop Dogg, Ryan Gosling e Borat.

The Verge - Gizmodo BR

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...