Programa espião que atacou o WhatsApp acessava a câmera dos smartphones

Quem ainda não atualizou o WhatsApp - aplicativo de troca de mensagens instantâneas mais popular do mundo com 1,5 bilhão de usuários - pode estar com sua segurança cibernética e privacidade ameaçadas. Segundo informações do jornal inglês Financial Times, hackers encontraram uma falha de segurança no programa e instalaram um spyware em celulares - tanto do sistema Android, quanto do iOS – quando era acionada a função chamada telefônica do aplicativo.

A companhia, pertencente ao Facebook, reconheceu a falha, lançou uma atualização para corrigi-la e aconselhou as pessoas a baixarem a nova versão.
O mesmo jornal apontou que há suspeita de que o código malicioso tenha sido criado pelos israelenses do NSO Group, que já foi acusado de ajudar governos do Oriente Médio e até o México a espionar ativistas e jornalistas.
Jéferson Nobre, professor do Instituto de Informática da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), explica que, segundo os desenvolvedores do WhatsApp, o objetivo deste código malicioso era ter o controle da câmera do celular em tempo real. Porém, há indicativos de que o programa espião estivesse em busca de outras informações.

— Essa mesma empresa de Israel tem um outro programa que permite ter acesso à localização do aparelho. Então, se supõe por analogia que, talvez, eles estivessem tentando coletar mais informações do que as da câmera — afirma Nobre.
Outro produto conhecido dessa companhia é o Pegasus, um programa invasivo que pode ativar remotamente a câmera e o microfone de um determinado telefone e acessar seus dados.

Em entrevista para a Rádio Gaúcha, nesta terça-feira, o delegado de Polícia e especialista em Investigação de Crimes Cibernéticos e Segurança da Informação Emerson Wendt vai além. Ele diz que esses aplicativos podem ter acesso a praticamente tudo que está contido no celular, não somente à câmera, mas também a aplicativos bancários, por exemplo. Mas faz a ressalva de que este tipo de ataque tem alvos específicos.

— Pelo histórico desses ataques, eles são bem direcionados, têm alvos específicos que têm algum tipo de informação que o controlador do código malicioso deseja, como informações de troca de e-mails, mensagens etc — diz Wendt.
Jéferson Nobre acrescenta que, diferentemente de um vírus que se propaga automaticamente, o spyware espiona e coleta informações dos usuários sem seu consentimento e as transmite pela internet:

— O vírus é um software que se replica e infecta computadores e smartphones pela reprodução desenfreada. Neste caso do WhatsApp, era necessário fazer uma chamada para que o código malicioso fosse instalado.
Para ficar livre de qualquer receio quanto à segurança de seus aplicativos de mensagens, confira o passo a passo da atualização deste software.

Fonte: Diário Catarinense
A.M

Outras Notícias

‘PISCINAS DA MORTE’ NO FUNDO DO MAR PODEM CONTER EVIDÊNCIAS DE VIDA EM OUTROS PLANETAS

“Piscinas da Morte” foram encontradas por pesquisadores da UM (Universidade Miami) no fundo do Mar Vermelho. Na área ...

Novo golpe no cartão: criminosos bloqueiam pagamento por aproximação; saiba como se proteger

Cibercriminosos desenvolveram novas variações de um programa que infecta maquininhas de cobrança, a fim de provocar o...

Conheça formiga que brilha no escuro; inseto possui luz verde que ‘acende’ com cheiros

Cientistas da Universidade de Rockefeller, nos Estados Unidos, criaram uma formiga transgênica que brilha no escuro. ...

Inteligência emocional para traders é tema de curso gratuito oferecido pela Nelogica na Invest Academy

A Nelogica, investech brasileira com a maior participação do mercado pago de plataformas de investimento do país e um...