Foto: Assessoria parlamentar
Deputado Marcius deve retirar projeto que poderia proibir o 5G de telefonia em SC
O Deputado Marcius Machado (PL) deve retirar o PL 0241.5/19 que poderia proibir o funcionamento das redes de quinta geração de telefonia móvel e de dados no estado de Santa Catarina. O texto ingressou na ALESC no dia 17 deste mês.
Segundo informações obtidas junto à assessoria de imprensa do parlamentar, a intenção não é proibir o 5G no estado, "mas sim que os testes sejam realizados fora de SC" e "se comprovado que não há indícios que prejudiquem a vida, que a nova ferramenta seja instalada aqui e então usufruída".
O Projeto de Lei foi alvo de críticas durante todo o dia de ontem. O deputado estadual Nilso Berlanda (PSL) decidiu retirar seu apoio ao texto, enviando ofício ao presidente da casa, Julio Garcia (PSD). Em declaração no final da tarde, o parlamentar configurou seu suposto envolvimento na autoria do projeto como um mal entendido, devido a assinatura de apoio a proposta do colega de partido.
No texto original, o deputado Marcius citou algumas informações para justificar a proibição da nova tecnologia. A primeira trazida pelo cardiologista e nutrólogo Dr. Lair Ribeiro de que o “5G chegar acabou a saúde” citando a morte de quinhentos pássaros durante testes realizados na Holanda. O texto apresentado segue mencionando uma suposta frase de Albert Einstein relacionando a morte das abelhas à nova tecnologia.
Atualmente, Florianópolis foi escolhida como uma das cidades para testes do 5G pela italiana TIM.
Leandro de Souza - Rádio Piratuba FM